Dicas de Como Fazer um Bom Currículo

Sempre preocupado em deixar uma boa primeira impressão na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, os candidatos cada vez mais têm preparado melhor o seu currículo profissional. Fazer um bom currículo é um cartão de sucesso para se alcançar o desejado, anterior até mesmo à entrevista pessoal ou aos testes aplicados com cada vez mais frequência pelas empresas de Recursos Humanos enquanto mediadoras entre o contratante e o contratado. Mas se não há um formulário pronto disponibilizado pela empresa apenas para ser preenchido, quais são as dicas de como fazer um bom currículo? O que nunca colocar? Qual item é imprescindível?

Dicas de Como Fazer um Bom Currículo

bom curriculum

Entre as dicas de como fazer um bom currículo, há orientações básicas e imprescindíveis, como é o caso de primar pelo asseio da folha em que se digita o texto do currículo, pela concisão e linguagem adequada e formal e pela revisão sem que se deixe passar erros de digitação ou equívocos gramaticais. Além do fato de não se mentir ou exagerar nas habilidades ao se elaborar o currículo, o que não é nada profissional.



Entre as dicas de como fazer um bom currículo, seguem também alguns modos de se formatar o currículo de modo prático e conciso: coloca-se a identificação, contato, incluindo e-mail profissional do candidato ao cargo, no cabeçalho da folha, uma vez que essa prática facilita a identificação e o possível retorno da empresa ao candidato. Não se anexa informações ou documentos que não foram excepcionalmente solicitados ou exigidos pela empresa contratante.

Entre as dicas de como fazer um bom currículo, para a parte destinada aos objetivos profissionais, é bom que se indique apenas uma área de interesse, caso o candidato ao emprego tenha mais de um interesse em várias áreas, aconselha-se que se criem vários currículos com direcionamentos distintos. No segmento das qualificações, recomenda-se que o candidato elabore um texto que seja conciso. É bom que se atenha aos principais e mais relevantes adjetivos relacionados à experiência profissional, não ultrapassando três ou quatro aspectos.

Algumas das mais simples dicas de como elaborar um bom currículo são esquecidas, como é caso de enumerar informações como é o caso da formação acadêmica e das experiências profissionais em ordem do mais recente para o mais antigo, além de informar as instituições de ensino e o status do curso, em caso de já concluído, colocar o ano de formação, já no caso da experiência profissional, fornecer o nome das empresas em que trabalhou, bem como um resumo dos serviços prestados e as datas de entrada e saída da empresa.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *