Devo Estudar para Concursos com a Reeleição da Dilma?

Com ou sem a reeleição de Dilma Rousseff, estudar para concursos é sempre uma boa opção de carreira.

A provável vitória de Aécio Neves na corrida presidencial previa o Estado mínimo, com a redução do serviço público, dos cargos de confiança e da possível eliminação de vagas, por concursos, em cargos públicos. A vitória de Dilma Rousseff no pleito presidencial, no entanto, mantém a expectativa da continuidade da abertura de vagas nos órgãos federais.

A máquina pública depende de mais servidores, que são muitos, mas mal distribuídos – a maioria se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estudar para concursos públicos, especialmente com a reeleição de Dilma, é uma excelente oportunidade para conquistar uma carreira de sucesso.



estudar para concursos

As Vantagens de uma Carreira Pública

A principal vantagem de prestar concursos públicos – que continuam em alta com a reeleição de Dilma Rousseff, ao menos até a votação de uma possível reforma administrativa que, em tese, deverá reduzir os quadros de pessoal dos órgãos da União.

A estabilidade no emprego – a impossibilidade de ser demitido a qualquer momento, mesmo sem justa causa; o funcionário público só pode perder o emprego se cometer uma falta muito grave – é a característica que mais atrai candidatos para os concursos públicos. O salário inicial da maioria das carreiras – comparativamente elevado, em relação aos praticados pela maioria dos cargos – é também um forte chamariz.

Os cargos obtidos por concursos públicos também não fazem distinção de etnia, idade (em geral, podem se candidatar pessoas entre 18 e 69 anos) ou sexo, ao contrário do que ocorre em muitos processos de recrutamento e seleção. Apesar da concorrência, o número de vagas é bastante elevado. Estima-se que, em 2015, serão abertas mais de 40 mil vagas apenas em nível federal, além dos concursos destinados à formação de cadastro de reserva.

Já falamos de concursos públicos aqui, que tal conferir: Quais Profissões Possibilitam Fazer Concurso Público

É importante lembrar que a iniciativa privada também mantém as contratações em alta. Apesar do índice de inflação mais elevado, juros mais altos e o crescimento praticamente nulo do PIB (Produto Interno Bruto), o número de vagas deve ultrapassar a casa de um milhão em 2014.

Mesmo assim, o sonho de alcançar uma carreira em órgãos federais, estaduais e municipais seduz muitos brasileiros. Todos os anos, mais de oito milhões de pessoas se inscrevem nos concursos públicos promovidos no país.

Quem procura uma sinecura – um emprego sem responsabilidade e praticamente sem serviço ativo – no entanto, deve esquecer os concursos públicos. A maioria dos cargos disponibilizados oferece plano de carreira e avaliação de desempenho. Isto valoriza o emprego, mas traz uma série de exigências para quem quer se tornar servidor público.

Outro ponto importante, que merece ser bem avaliado, antes da posse em cargo público: os salários iniciais, nos órgãos das prefeituras, Estados e da União são mais elevados do que os da iniciativa privada. No longo prazo, porém, é mais fácil progredir na carreira nesta última, já que as promoções nos órgãos públicos são menos frequentes.

Quer tentar carreira militar? Dê uma lida no artigo: Vale a Pena Seguir Carreira Militar? Os Salários são Bons?

Os concursos públicos devem continuar em alta neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Basta escolher a área mais adequada, de acordo com as aptidões de cada candidato, e preparar-se muito bem para garantir a tão sonhada vaga.

+ Curiosidade do dia: Quanto Ganha a Dilma Rousseff Presidente do Brasil?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *