Design: Quais Carreiras Posso Seguir? Quais os Salários?

O design inclui técnicas que são usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual, bem como na concepção artística de determinadas peças, obras e objetos. O profissional design pode ter uma formação mais especializada – direcionada para o segmento gráfico ou industrial – ou generalizada, uma vez que sua atuação é recorrente em várias áreas.

Atuando na área gráfica, por exemplo, a carreira do design consiste na criação de logotipos e desenvolvimento do visual de jornais, revistas, outdoors, entre outras. Sendo responsável por escolher as letras dos textos, os tamanhos das colunas de uma página e a padronização e seleção de cores e de ilustrações de embalagens de produtos.

+ Confira: Web Design – A Profissão que alia Informática e Criatividade



carreira de designer

Carreira de Designer

Já no ramo digital, o profissional design desenvolve interfaces para sites, jogos e dispositivos móveis em geral, podendo trabalhar em editoras, em agências de design e publicitárias e produtoras de mídia digital, por exemplo. Se a atuação do profissional é na área industrial, suas tarefas incluem a criação de objetos, levando em conta sua funcionalidade e seu lado estético, bem como pesquisa novos materiais e tecnologias de fabricação, em favor da diminuição dos custos de produção.

Considerado estável para os profissionais do design, o mercado de trabalho comporta tanto bacharéis quanto tecnólogos da área. A região sudeste e sul do Brasil são ainda as mais promissoras para essa profissão, entretanto, o nordeste tem apresentado novas indústrias, bem como a Zona Franca de Manaus, na região norte reúne parte significativa desses empregadores. Em suma, há oportunidade nos quatro cantos do país!

Nesse contexto, as carreiras referentes ao curso de design são diversificadas, entre as quais, podemos destacar: o segmento do desenho industrial, em que o profissional se dedica ao desenho de automóveis, de máquinas e de equipamentos industriais; a função de design digital, cuja intenção e a de executar projetos e de desenvolver interfaces para as mídias digitais em voga, usando as ferramentas de multimídia adequadas – vale ressaltar que essa é uma possibilidade crescente e que cada vez mais tem necessitado de profissionais especializados na área -; a profissão de design de embalagens, em que o profissional design projeta as embalagens apropriadas aos produtos, levando em consideração o seu apelo visual.

designer

+ Confira:

Há também o profissional design gráfico, com a tarefa de criação e de reformulação do aspecto visual e gráfico das publicações que são impressas; já no caso do programador visual, sua função é a de criar logotipos e marcas para determinados produtos e serviços, ainda produz vinhetas para a televisão e também peças de publicidade.

Para quem trabalha no projeto de produto, seu ofício consiste no desenho de objetos, de móveis e de utensílios para que sejam produzidas em escala industrial, tendo definido seus pontos estéticos e funcionais, ele ainda pesquisa e desenvolve materiais e tecnologias de fabricação. Por fim, o gestor de produto é responsável pelo gerenciamento das linhas de produtos para grandes fabricantes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *