Design Digital – Curso, Profissão, Salário e Informações

Com o surgimento de novas mídias, a graduação em Design Digital é uma boa opção para iniciar uma carreira.

O profissional de design digital desenvolve a comunicação visual em editoras, emissoras de TV e agências de propaganda. Ao selecionar a cartela de cores, os tipos de letras, o número de colunas de uma página e a posição das imagens que acompanha um texto. Ao folhear um jornal ou revista, é possível verificar que cada editoria tem uma padronização, combinando fontes (tipos de letras) e corpos (tamanhos) para títulos, subtítulos, legendas, etc., garantindo que a leitura seja agradável.

design digital



Design Digital

Nas agências de propaganda, em conjunto com a equipe de criação, o designer digital cria anúncios, outdoors, catálogos, fôlderes, material de divulgação, etc. Ele também pode desenvolver o manual de identidade visual de uma empresa, criando a logomarca, a sua inserção em diversos materiais – que vão da aplicação da marca e sua proporção em relação a outros elementos – como o tamanho da “assinatura” da fabricante, que pode ocupar o mesmo espaço da marca do revendedor.

Faz parte do design digital a harmonização da marca na papelaria (envelopes, papel-carta, etc.) e da apresentação de produtos. A criação de embalagens, visando à valorização da marca e boa exposição do produto, o espaço necessário para selos de inspeção e outras informações necessárias (informações nutricionais em produtos alimentícios, por exemplo) é uma especialidade da profissão, assim como o desenvolvimento de ações de merchandising nos pontos de venda, para ampliar a exposição.

Na TV e no cinema, o profissional cria vinhetas, aberturas de programas, splashs e chamadas e mesmo efeitos visuais para acompanhar a ação. Todas as artes gráficas e pequenas animações são de responsabilidade do designer digital, que, em muitas empresas, também acompanha a produção (impressões, filmagens, etc.).

designer digital

Curso de Design Digital

Boa parte do currículo dá ênfase à história da arte, fundamentos da linguagem visual, fotografia, cinema. O design digital é, portanto, um curso dirigido a pessoas com bons conceitos de estética, criativos e atualizados.

Mas o curso também apresenta questões técnicas, como tipologia, embalagens, ergonomia e programas de editoração. Alguns cursos são bastante específicos, oferecendo formação para a criação de videogames ou sites. Os cursos de bacharelado têm duração de oito semestres e a necessidade de estágio supervisionado ou apresentação de trabalho de conclusão do curso varia de instituição para instituição.

salário de design digital

O Mercado de Trabalho do Designer Digital

Se todas as mídias tradicionais precisam sempre ser renovadas, enquanto os fabricantes também apresentam novidades em suas linhas de produtos – e tudo isto, ao menos há 20 anos, é criado em ambiente digital –, a internet ampliou bastante o mercado de trabalho dos profissionais de design digital.

+ Confira também:

É possível criar a apresentação visual de sites, blogs e revistas virtuais para apresentação nos computadores, tablets, smartphones e outdoors digitais. Mas os interessados precisam saber: a profissão não é regulamentada e existem muitos bons profissionais sem formação específica, além de arquitetos e desenhistas industriais em atuação. É preciso estar sempre em atualização, ter boas noções dos programas de computação gráfica e não se descuidar das inovações tecnológicas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *