Carreira de Desenvolvedor de Jogos – Desenvolvimento de Games

O Brasil é um dos maiores mercados e trabalhar com desenvolvimento de jogos abre várias possibilidades.

O mercado de jogos eletrônicos deve movimentar quatro bilhões de reais até 2016 e a cada dia surgem novas plataformas: desde os consoles, passando pelos microcomputadores, até os celulares e tablets que não cansam de surpreender com inovações. Uma carreira com desenvolvimento de jogos pode significar independência financeira a partir de uma atividade profissional prazerosa.

Faculdade de Desenvolvimento de Jogos

desenvolvimento de games



A atividade, também chamada de game design (ou projetista de jogos, para quem prefere o bom português), chamou a atenção das faculdades. Já existem mais de 40 graduações tecnológicas em desenvolvimento de jogos registrados no Brasil. O mais bem avaliado, de acordo com o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – é o ministrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Os nomes dos cursos variam de faculdade para faculdade, como Modelagem Gráfica e Jogos de Computador (da Universidade do Sul de Santa Catarina). O único bacharelado – com oito semestres de duração e expedição de diploma ao término – é o da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Os tecnólogos, no entanto, se quiserem seguir a carreira acadêmica (em especializações e pós-graduações), não têm com o que se preocupar, já que os certificados de conclusão são válidos em todo o país.

Curso de Desenvolvimento de Games

A duração é de quatro semestres para as graduações tecnológicas e oito para o bacharelado. Quem acha que um bom desenvolvedor de jogos só precisa estar antenado com as novidades do mercado precisa rapidamente mudar de ideia: manter-se sempre atualizado sobre o que acontece no mundo dos games é importante, mas não é tudo.

Confira: Design de Games – Faculdade, Cursos e Profissão

O curso de desenvolvimento de jogos engloba Comunicação e Expressão, Fundamentos do Design, Imagem Gráfica e Digital, Programação, Ciência e Normas Técnicas, Princípios de Animação, Modelagem, Design de Personagens, Progressão para Games, Inteligência Artificial para Games, Direção de Arte, além de Desenvolvimento Humano e Social, Antropologia e Cultura Brasileira, Empreendedorismo, Ergonomia e Marketing.

desenvolvedor de jogos

Carreira e Profissão de Desenvolvedor

A carreira de desenvolvimento de jogos não é regulamentada no Brasil, e isto permite a concorrência de profissionais de outras áreas, inclusive sem formação de nível superior. Há também outro aspecto a ser considerado: poucas empresas investem na criação de games, preferindo importar produtos desenvolvidos no exterior.

Para se destacar da concorrência, o game designer precisa ser criativo, conhecer programação de computadores e saber interagir com outras pessoas, já que o trabalho é segmentado, especialmente nas grandes empresas: alguns técnicos cuidam da sonorização, outros dos cenários, roteiros, aspectos estéticos, etc.

A pesquisa também é muito importa para o futuro profissional de desenvolvimento de jogos, para encontrar os nichos de mercado carentes de opções em termos de games (como idosos e crianças). Conhecer o mundo corporativo é importante para apresentar propostas de jogos a serem utilizados em treinamentos, reciclagens, etc.

O salário inicial de um game designer é de R$ 2.500 mensais, mas as produtoras de jogos investem pesado para contratar um desenvolvedor de jogos que obtenha renome com a sua criatividade e originalidade. Nestes casos, entre remuneração e benefícios, o céu é o limite.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Carreira de Desenvolvedor de Jogos – Desenvolvimento de Games

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *