Desafio SEBRAE 2014

Jovens que estão querendo se preparar para uma carreira de sucesso e a chance de estar apto para boas vagas de emprego na área de administração devem conhecer o Desafio Sebrae.

Desafio SEBRAE

Desafio SEBRAE 2014

O Desafio Sebrae é um jogo virtual para jovens universitários realizado pelo SEBRAE, com a finalidade de ensinar empreendedorismo e cultura para quem está ingressando no mercado de trabalho. São ensinados conceitos de trabalho, competitividade de mercado e ética, buscando aprimorar talentos para administrar empresas.



Durante seis meses os universitários do Brasil que se inscreveram no Desafio SEBRAE, ficarão responsáveis por simular o dia a dia de uma empresa no jogo virtual do SEBRAE. Atividades como administrar o negócio, tomar certas decisões em reunião com a diretoria (participantes do grupo), marketing, produção, análise da concorrência, contratação de funcionários, ampliação do negócio e trabalhar em equipe serão testadas durante esse período.

Desafio SEBRAE

Porém engana-se quem pensa que administrar um negócio ou uma empresa é tarefa fácil, o caminho para o empreendedorismo de sucesso é difícil e muitas vezes complicado. Lidar com dívidas de empréstimos realizados, caixa negativo, greve de funcionários, encalhe de produtos, concorrência, são alguns dos problemas que o empreendedor pode vir a encarar no seu negócio.

Podem participar do Desafio Sebrae alunos matriculados em curso de graduação reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação – e com matrícula ativa e regular no ano que estiver se inscrevendo no Desafio. São formados grupos de 3 a 5 pessoas, times formados pelos próprios inscritos.

O Desafio SEBRAE é jogado se utilizando um software que promove possibilidades de gerenciamento, simulando acontecimentos rotineiros do mercado administrativo. Cada etapa gera uma pontuação para as equipes e, ao final de cada atividade, o ranking é atualizado de acordo com a pontuação obtida na prova.

O Desafio Sebrae é dividido em 5 fases:

  • Classificação estadual
  • Semi-final estadual
  • Final estadual
  • Semi-final nacional
  • Final nacional

As classificatórias estaduais do Desafio Sebrae são realizadas via internet, no qual os times baixam o jogo em seus próprios computadores. Já as semi-finais e finais nacional são realizadas de forma presencial em Brasília.

Existe ainda uma etapa internacional, na qual o vencedor de cada país participante do Desafio Sebrae são colocados em uma última disputa. Os jovens universitários que participam dessa etapa atualmente são da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. O SEBRAE pensa em expandir futuramente para diversos outros países esse programa que já completou mais de 10 anos e vem sido um sucesso a cada edição.

Desafio SEBRAE

O tema do jogo do DESAFIO SEBRE muda a cada ano. Em 2011 por exemplo, o tema escolhido foi “a indústria de bicicletas”, pois além de ser um mercado movimentado, se trata de um meio de transporte ecológico, totalmente atual para uma política de sustentabilidade tão requisitada atualmente.

Além disso tudo, para quem participou do Desafio Sebrae terá direito a um certificado de participação, que pode acrescentar bastante no currículo do jovem universitário que está buscando um estágio na área de administração.

As inscrições para o Desafio SEBRAE podem ser feitas através do site – www.desafio.sebrae.com.br e custam 50 reais por equipe inscrita. Mais informações também podem ser encontradas no site oficial.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *