Como Usar Móveis Antigos em uma Decoração Nova

É sempre bom inovar e renovar em vários aspectos da vida, não é mesmo? Seja no visual dos cabelos, seja na compra de um novo carro e, por que não, investindo em uma decoração nova para os móveis antigos de sua casa? A ideia é gastar pouco e preservar o que se tem ao seu alcance a fim de dar um novo aspecto em sua moradia.

Nesse caso, exige-se apenas um pouco de criatividade e versatilidade, bem como ter em mãos algumas ferramentas básicas para poder converter uma peça antiga, desgastada e caída em um móvel decorativo, moderno e que encaixe perfeitamente com o design de sua sala e de acordo com o gosto de sua família.

decoração de móveis antigos



Decoração com Móveis Antigos

O que se vê em muitas casas, é a presença de móveis antigos provenientes de herança familiar e que, por muitos motivos, acabam sendo deixados de lado, sem que suas novas utilidades depois de repaginados sejam pensadas. Como assim?

Por exemplo, aquela penteadeira tradicional pode ficar muito bela se receber uma pintura mais alegre e moderna, podendo servir até mesmo de escrivaninha, sem perder o estilo; já outro exemplo para o efeito da decoração nova para móveis antigos é a transformação de uma cristaleira modelo antigo, com uma decoração nova, em um armário livreiro para a sala de estar; entre outras tantas possibilidades.

+ Confira também: Dicas para uma Decoração mais Aconchegante

Um dos artefatos de maior utilidade na hora de customizar suas peças e primar pela decoração nova para móveis antigos é a tinta. Seja a tinta acrílica guardada dentro da lata, seja a tinta automotiva em spray, ambas são fundamentais no quesito renovação de móveis. Para utilizar a tinta, é preciso antes de aplicá-la, lixar o móvel retirando qualquer resto de verniz ou de resíduos diversos e aumentando a aderência da tinta na mobília.

decoração móveis antigos

Observação: as lixas adequadas para esse tipo de tarefa são as de número 100 e 150 e podem ser encontradas em lojas especializadas na venda de materiais para construção.

Outra boa ideia para decorar com móveis antigos é o uso do chamado adesivo vinílico, esse artefato pode ser utilizado em móveis com superfícies que estejam mais uniformes, lisas e retas, pois isso dinamiza a sua aplicação. Com esse adesivo, você pode abusar da criatividade e inventar sua própria estampa, encomendar o serviço para uma gráfica especializada e imprimir a figura na película aplicada devidamente ao tamanho e formato do móvel, dando-lhe outro visual.

Outras dicas de customização de peças antigas incluem a aplicação de tecidos nos puxadores das gavetas das cômodas ou no revestimento da cama. Para esse recurso, não se esqueça de lixar o móvel, aplicar a cola branca diluída em água e colar o tecido de sua preferência.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *