Custo de Vida no Brasil – É Caro Viver no Brasil?

O Brasil é um país que tem cada vez mais ganhado destaque pelo mundo. Seja por conta do progresso iminente em vários segmentos de seu desenvolvimento, seja pelo crescimento e a qualidade dos bens, produtos e serviços oferecidos aos brasileiros e aos estrangeiros que vêm para o país a passeio ou a trabalho.

Entretanto, toda essa relevância do Brasil também abrange aspectos não tão positivos de seu crescimento, exemplo disso é o artigo publicado no festejado Wall Street Journal que aponta a moeda brasileira, o real, como um dos dinheiros mais supervalorizados do mundo e, por consequência, responsável pelo país se caracterizar cada vez mais pelo seu custo de vida alto e difícil de ser sustentado. Mas que considerações devem ser feitas a respeito do custo de vida no Brasil? Como anda a atualidade brasileira de acordo com o jornal e outras fontes?

O Custo de Vida no Brasil é realmente caro?

custo de vida brasil



O que mais causa espanto sobre os trâmites do custo de vida no Brasil é que, hoje em dia, os preços das coisas por aqui andam até mais altos do que os preços das coisas na cidade de Nova Iorque. E, ainda que haja diferença entre as moedas real e dólar, o portal americano Business Insider mostra que isso não altera essa perspectiva, pois, ao converter um dinheiro em outro, é possível perceber essa mesma constatação. Com isso, o levantamento de alguns dados foram fundamentais:

Aluguel Residencial e Comercial

Ao passo que um aluguel residencial, seja de uma casa, seja de um apartamento, ambos de alto padrão, para o custo de vida no Brasil, na cidade de São Paulo sai por cerca de 2.397 dólares, o mesmo tipo de negócio na cidade de Miami custa por mês 2000 dólares. No caso do aluguel comercial, uma sala de escritório no Rio de Janeiro custa 1.333 dólares por ano, em Nova Iorque o valor cai para 1.277 dólares.

Compra de um Carro

Já, em se tratando da aquisição de veículos, quem paga 21.000 dólares por um novo Golf, da empresa Volkswagen, se comprado nos Estados Unidos, compra o mesmo carro com custo de vida do Brasil por mais ou menos 27.000 dólares. E, se em Manhattan, uma pessoa ler seu jornal internacional por 2,50 dólares, no Rio de Janeiro ela gastaria pelo mesmo jornal o valor de 9,59 dólares.

+ Leia também: Preço dos Carros no Brasil – Porque tão caro?

Roupas e Comida

Atualmente, para o custo de vida no Brasil, até mesmo a aquisição de roupas sai mais cara, pois, ao passo que, nos Estados Unidos, uma roupa comprada em uma rede de loja popular sai por 38 dólares, no Brasil com seus altíssimos impostos, a roupa chega a 76 dólares. Uma calça jeans básica é adquirida nos Estados Unidos por 40 dólares, em terras tropicais, o mesmo jeans custa 120 dólares.

Em solo americano, um lanche comum custa em média 5,50 dólares, já no Brasil, o mesmo lanche sai por até 8,99 dólares. O que nos resta é pensar duas vezes antes de comprar qualquer coisa por aqui!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *