Cursos Técnicos – O Que São? Como Fazer? Informações

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos // Cursos Técnicos – O Que São? Como Fazer? Informações



Obter formação profissional ainda na adolescência com cursos técnicos facilita a vida e pode orientar toda a carreira.

O Que São Cursos Técnicos?

Cursos Técnicos

Cursos técnicos são níveis de ensino regulares, equivalentes ao curso médio ou pós-médio e, portanto, permitem que seus concluintes se inscrevam em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com a legislação federal, os cursos técnicos estão relacionados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), organizado em 13 eixos tecnológicos (a relação está disponível no site www.pronatec.mec.gov.br, mas os cursos não estão disponíveis em todo o país).

+ Confira também: PRONATEC 2014 – Cursos, Inscrições e Informações

Publicidade

No eixo “Ambiente, Segurança e Saúde”, estão relacionadas as tecnologias associadas à promoção da qualidade de vida,  preservação ambiental e uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento e inovação na promoção da saúde. É o caso, por exemplo, dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Agente Comunitário de Saúde, Nutrição e Dietética, Órteses e Próteses, etc.

Análises Químicas, Automação Industrial, Mecânica, Petroquímica e Soldagem fazem parte do eixo “Processos Industriais”. Em “Desenvolvimento Social e Pessoal”, estão os cursos técnicos de Biblioteca, Ludoteca, Infraestrutura Escolar, Treinamento de Cães-Guia, entre outros.

O Eixo “Gestão em Negócios” engloba alguns dos mais tradicionais cursos técnicos, como Secretariado, Administração e Contabilidade. Mas algumas tecnologias incluídas mais recentemente também podem ser aprendidas, como Cooperativismo, Marketing e Logística.

Em “Informação e Comunicação” figuram cursos como Informática, Manutenção de Computadores, Telecomunicações e Computação Gráfica. Em “Infraestrutura”, Administração de Portos, Aeroportos, Ferrovias e Estradas, Saneamento, Trânsito, etc.

“Produção Alimentícia”: Agroindústria, Alimentos, Panificação e Cervejaria (neste caso, é preciso ter mais de 18 anos e o único curso no Brasil é oferecido pelo SENAI do Rio de Janeiro). Algumas das opções do eixo “Produção Cultural” são Artes Visuais, Artes Dramáticas, Cenografia, Design de Calçados, Design de Embalagens e Dança. Na “Produção Industrial”, figuram “Açúcar e Álcool”, Impressão, Joalheira, Movelaria, etc.

Em “Recursos Naturais”: Geologia, Mineração, Zootecnia, Agropecuária, Zootecnia etc. “Segurança”: Defesa Civil e Segurança do Trabalho. “Turismo, Hospitalidade e Lazer”: Eventos, Cozinha, Guia de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Por fim, quem pretende seguir a carreira militar pode optar por cursos técnicos como Artilharia, Comunicações Aeronáuticas, Controle de Tráfego Aéreo, Desenho Militar, etc.

Cursos Técnicos

Onde Fazer um Curso Técnico?

São muitas as escolas técnicas do país, parte delas públicas e gratuitas. É possível consultar a relação de cursos técnicos oferecidos por escolas técnicas federais no site www.portal.mec.gov.br. Os sites das secretarias estaduais de educação fornece a relação das ETES em cada unidade da federação.

Por fim, é possível obter vagas gratuitas no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Todas estas entidades possuem políticas de gratuidade, destinadas à população carente.

O importante é continuar se atualizando sempre. Uma vez concluído o ensino técnico, existem diversas especializações e cursos livres, além de bacharelados e graduações tecnológicas. Isto garante melhores oportunidades e o sucesso da carreira profissional.

Hoje em dia para se manter e conseguir um bom emprego é importante procurar alguma forma de aperfeiçoamento caso você tenha um nível de escolaridade média. Esse é o novo mundo em que vivemos. Caso você não se aperfeiçoe será engolido por profissionais mais gabaritados.

Tem-se visto um grande crescimento nesses últimos anos em relação ao ensino técnico, pois é um elo que o jovem tem de se profissionalizar, e ter alguma chance na sangrenta luta que é o mercado de trabalho.

A demanda por profissionais assim está em alta no mercado, muitas empresas, indústrias estão se interessando por esse tipo de profissional. Existem muitas instituições de educação que são conveniadas com empresas, ou seja, a chance de emprego é muito alta.

Cursos técnicos como: Enfermagem, segurança do trabalho, informática, administração, mecânica, robótica, biotecnologia e edificações são os mais procurados podendo ser encontrados, por exemplo, no SENAC – Serviço nacional de aprendizagem comercial e no SENAI – Serviço Nacional de aprendizagem Industrial.

Existem instituições governamentais gratuitas como FAETEC, IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, CEFET e Fundação Oswaldo Cruz que unem ensino médio e técnico, ou seja, o aluno sai com o diploma do segundo grau e com uma especialização técnica.

Para uma melhor orientação sobre a oferta nacional de cursos técnicos foi criado pelo MEC o “Catálogo nacional de cursos técnicos” que relaciona importantes informações sobre o assunto, estando disponível através do endereço eletrônico pronatec.mec.gov.br/cnct

Vale a pena pensar no seu futuro profissional, sendo o ensino técnico uma forma eficaz de especialização, em virtude da grande escassez de mão de obra qualificada, deixando quem o fez à frente da concorrência no mercado de trabalho.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Técnicos Tags: , , , , , , , , , , , técnico em enfermagem do trabalho a distancia, curso tecnico de enfermagem do trabalho a distancia, cursos tecnicos a distancia gratuitos, tecnico de enfermagem do trabalho a distancia, curso de tecnico de enfermagem do trabalho a distancia
Comente no Facebook

13 Comentários sobre "Cursos Técnicos – O Que São? Como Fazer? Informações"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Fabiane Silva disse:

    Olá! Gostaria de saber se há alguma escola técnica que oferece o curso de especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho à distância.
    Grata!!

  2. marcelo disse:

    gostaria de saber , se tem curso de tecnico de enfermagem a distancia

  3. Marcos Henrique disse:

    Gostaria de saber se tem alguma especialização em tecnico em segurança do trabalho a distancia.

  4. aline rosa macedo disse:

    gostaria de saber se a curso em técnico em enfermagem do trabalho a distancia

  5. Maria disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber sobre o curso de podologia, quando começa a próxima turma, horários e preço.
    atenciosamente
    maria

  6. claudia disse:

    gostaria de saber se a curso em técnico em enfermagem do trabalho a distancia

  7. Everson disse:

    Oi gostaria de saber se tem curso técnico em meio ambiente gratuito á distancia

  8. valeria disse:

    gostaria de fazer um curso de tecnico em imobilizaçao ortopedica veterinaria on line a distancia

  9. Samile disse:

    Já terminei o segundo grau no final do ano passado gostaria de saber como e aonde posso mim escrever para o curso tecnico em redes de computadores. aqui em Salvador-Bahia.Obrigada.

  10. Aniele benfica disse:

    Gostaria de saber se a curso de tecnico em enfermagem a distancia.

  11. diene disse:

    queria fazer curso adistancia tecnico de enfermagem trabalho

  12. eliara disse:

    queria saber sobre o curso emfermaagem do trabalho

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...