Cursos Técnicos Gratuitos: Onde e Como Fazer

O governo afirma que vai investir R$ 14 bilhões e abrir oito milhões de vagas com o PRONATEC.

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – já favoreceu mais de 4,5 milhões de estudantes com bolsas de estudo em cursos técnicos gratuitos (de nível médio). Estas bolsas foram distribuídas em 3.200 cidades brasileiras (o total é de pouco mais de 5.500). A promessa do governo é garantir oito milhões de vagas até 2015 com o programa. A maioria das vagas é dirigida para quem já cursou o nível médio, mas há opções para quem tem apenas o nível fundamental e mesmo para quem quer obter uma capacitação.

Cursos Técnicos Gratuitos PRONATEC

pronatec



O Brasil tem registrado baixos níveis de desemprego já há vários anos. O principal problema está na qualificação da mão de obra. Cerca de 5% dos brasileiros entre 14 e 60 anos estão desempregados e o principal motivo é a falta de preparação técnica. Entre os jovens – entre 16 e 24 anos – este percentual aumenta, atingindo quase 13%. Muitos jovens assalariados trabalham sem carteira assinada e, portanto, sem qualquer direito trabalhista.

O PRONATEC, com as bolsas de cursos técnicos grátis, pretende corrigir esta distorção, mesmo qualificando profissionais autônomos, que podem se tornar microempreendedores individuais.

O PRONATEC oferece vagas em mais de 400 cursos técnicos, nos eixos tecnológicos de “Ambiente e Saúde”, “Controle e Processos Industriais”, “Desenvolvimento Social e Educacional”, “Gestão e Negócios”, “Informação e Comunicação”, “Infraestrutura”, “Militar”, “Produção Alimentícia”, “Produção Cultural e Design”, “Produção Industrial”, “Recursos Naturais” e “Turismo, Hospitalidade e Lazer”.

As escolas privilegiam as vocações econômicas de cada região. Assim, o curso de “Piscicultura” oferece mais vagas em Santa Catarina, enquanto “Petróleo e Gás” apresenta mais interesse em Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Mas o PRONATEC também contempla os cursos clássicos, como contabilidade, administração e secretariado, e há reserva de vagas para indígenas, portadores de deficiências e afrodescendentes.

cursos pronatec

Vale a Pena fazer um Curso PRONATEC?

Sim. As vagas do PRONATEC são oferecidas também para a educação de jovens e adultos que procuram a requalificação profissional e não tiveram oportunidade de estudar na idade considerada adequada. Nestes casos, é preciso procurar um posto do SINE – Sistema Nacional de Emprego, ou entrar no site www.maisemprego.mte.gov.br/portal. Algumas unidades da federação oferecem sites próprios, como o Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br).

Estes cursos são mais rápidos e contam inclusive com vagas criadas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, como inglês, espanhol, recepção e várias opções na área de hotelaria e lazer. Vale lembrar que os cursos na área de meio ambiente estão em alta, com muitas vagas abertas no mercado de trabalho. O mesmo acontece com os cursos técnicos gratuitos voltados para a produção de etanol, que está sendo bastante valorizada nos últimos tempos.

+ Confira: Cursos Técnicos com Maior Empregabilidade

Inscrições PRONATEC

As inscrições para o PRONATEC devem continuar por 2014 e 2015, com objetivo de qualificar a mão de obra do brasileiro e prepara-lo para o mercado de trabalho. No entanto, como as vagas são oferecidas também para cursos livres, que abrem vagas durante todo o ano, é importante consultar os sites sempre, já que sempre há vagas de cursos grátis, mesmo que sejam de curta duração.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Cursos Técnicos Gratuitos: Onde e Como Fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *