Cursos Técnicos Gratuitos SENAI – Como se Inscrever 2016

O SENAI oferece diversos cursos técnicos destinados à formação de empregados para a indústria.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – foi fundado em 1942, para atender à demanda da crescente industrialização do país. A entidade oferece cursos técnicos (de nível médio), livres (de aprendizagem e de formação continuada), de graduação e pós-graduação. A cada ano, registra-se quase um milhão de matrículas em todo o território brasileiro. Para a matrícula em qualquer curso técnico do SENAI, é necessária a conclusão do 1º ano do ensino médio.

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

cursos senai



A mão de obra qualificada é muito escassa no mercado de trabalho. Os cursos técnicos do SENAI são praticamente uma garantia da obtenção de um bom emprego, mesmo com a economia estagnada, sem registro de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O endereço eletrônico do SENAI é: www.portaldaindustria.com.br/senai.

Com exceção dos cursos ministrados em empresas, as vagas dos cursos técnicos do SENAI são sempre pagas. No entanto, a entidade mantém um programa de bolsas de estudos. Os candidatos também podem recorrer ao PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

cursos gratuitos senai

O que é o PRONATEC?

Trata-se de um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 2011 com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os processos seletivos variam de acordo com as escolas, que estabelecem seus próprios critérios. Além do SENAI, podem ser obtidas vagas gratuitas em estabelecimentos particulares, escolas técnicas estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia conveniados com o ministério. Para obter mais informações, acesse o site www.pronatec.mec.gov.br.

O PRONATEC também prevê a construção, reforma e ampliação de escolas públicas e dos serviços nacionais de aprendizagem que oferecem cursos técnicos. O programa oferece requalificação para professores e aumento da oferta de recursos pedagógicos, visando à melhoria da qualidade do ensino médio.

senai

Quais os Cursos Técnicos do SENAI?

Os interessados em obter um grau de profissional antes de cursar uma faculdade podem escolher entre as seguintes opções de cursos técnicos do SENAI: alimentos, automação industrial (instrumentação e automação na manufatura), mecatrônica, manutenção automotiva, edificações, design de calçados, eletroeletrônica, transporte sobre trilhos, eletrônica, gestão e qualidade, impressão gráfica, logística, design de móveis, fabricação mecânica, manutenção de aeronaves, manutenção metroferroviária, mecânica de precisão, metalurgia, soldagem, cerâmica, celulose e papel, refrigeração e climatização, equipamentos biomédicos, segurança do trabalho, informática, redes de computadores, comunicações, portos, vestuário e têxtil.

A estrutura do SENAI confere autonomia a cada unidade da federação para organizar seus próprios cursos, podendo haver diferenças na grade curricular e na carga horária. A entidade também dá preferências a cursos voltados à vocação industrial de cada região. Desta forma, é possível que o curso técnico desejado não seja oferecido em determinado Estado do país. No entanto, a qualidade das escolas, equipadas com excelentes laboratórios e bibliotecas merece um esforço para garantir vagas em áreas correlatas.

Para 2016, as inscrições em processos seletivos para os cursos técnicos do SENAI irão se encerrar em breve em quase todos os Estados e os exames devem ser aplicados em breve. Quem se inscreveu não deve se esquecer de imprimir o comprovante, cuja apresentação é obrigatória para ingresso nos locais de provas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

7 comentários em “Cursos Técnicos Gratuitos SENAI – Como se Inscrever 2016

  1. Estou tentando a horas me cadastrar no curso tecnico em infermagem gratuidade a horas e não consigo,por favor me ajudem preciso tanto fazer esse curso será a chance da minha vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *