Os Cursos Técnicos do SENAI são Bons?

Eles estão entre os melhores do Brasil. Os cursos técnicos do SENAI são muito bons.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece diversas opções de cursos profissionalizantes: livres (de iniciação profissional e de qualificação), técnicos, de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos do SENAI, de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC) a partir dos resultados do ENEM (Ensino Nacional do Ensino Médio) são muito bons, especialmente quando comparados ao ensino médio regular.

O SENAI está presente em todos os Estados da federação. Desde 1942, com a implantação do sistema “S” (que inclui o SENAC e o SENAT, entre outras instituições), a rede de escolas mantidas pelas entidades patronais da indústria presta excelentes serviços na formação de trabalhadores.



Parte dos cursos técnicos do SENAI é gratuita, mas, mesmo no caso de cursos pagos, graças à política de bolsas de estudos (o PSG – Programa SENAI de Gratuidade), muitos estudantes carentes podem estudar sem custos. Mais recentemente, o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho) também oferece gratuidades a estudantes e concluintes do ensino médio.

cursos senai brasil

Os Cursos Técnicos do SENAI são Bons?

Os estudantes se beneficiam com os cursos técnicos do SENAI principalmente porque a entidade se caracteriza por aliar teoria e prática. A maioria dos professores e instrutores atua na indústria e, com isto, traz muitos exemplos reais para a sala de aula.

Para saber as condições, é preciso acompanhar a página da entidade na internet; cada Estado possui um endereço eletrônico diferente, mas o site www.portaldaindustria.com.br informa todas as atividades do “Sistema Indústria”, que inclui o SENAI, SESI (Serviço Social da Indústria), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi, que oferece serviços para o aprimoramento da gestão e capacitação empresarial).

senai

Cursos Gratuitos SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina. Somando todos os cursos oferecidos, a entidade qualifica 2,3 milhões de trabalhadores a cada ano, em 28 setores industriais. No total, são 1.800 cursos diferentes.

+ Confira: SENAI Cursos – Como se Inscrever nos Cursos Gratuitos

A entidade oferece cursos técnicos muito bem avaliados nas seguintes áreas: Alimentos e Bebidas, Automação (Automação Industrial, Instrumentação e Mecatrônica), Manutenção Automotiva, Edificações, Couro e Calçados (Design e Fabricação), Eletroeletrônica, Transporte sobre Trilhos, Eletrônica, Eletrotécnica, Gestão de Qualidade, Impressão Gráfica, Offset, Impressão Rotográfica e Flexográfica, Processos Gráficos, Logística, Design de Móveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Aeronaves, Manutenção Mecânica, Mecânica de Precisão, Metalurgia, Soldagem, Cerâmica, Celulose e Papel, Plásticos, Análises Químicas, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança no Trabalho, Petróleo e Gás, Equipamentos Biomédicos, Tecnologia da Informação (Informática e Redes de Computadores), Vestuário e Têxtil e Portos.

Para a matrícula nos cursos técnicos do SENAI no período diurno, os candidatos devem comprovar a conclusão do 1º ano do ensino médio até o início das aulas. Os cursos noturnos exigem que os alunos já tenham o ensino médio completo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Os Cursos Técnicos do SENAI são Bons?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *