Cursos Técnicos com Maior Empregabilidade

91% das empresas brasileiras têm dificuldades em contratar. Saiba quais são cursos técnicos com maior empregabilidade.

O desemprego no Brasil tem caído mês após mês. Mesmo assim, a maioria das empresas encontra dificuldades em contratar técnicos. Uma pesquisa realizada entre 2010 e 2014 pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) mostra que 78% dos alunos de cursos técnicos já estavam trabalhando em sua área de formação escolhida um ano depois de formados. A empregabilidade entre os egressos de cursos técnicos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, é 38% maior do que a verificada entre os alunos que fizeram o ensino médio tradicional.

Cursos Técnicos com Mais Vagas de Emprego

Por outro lado, a escassez de mão-de-obra eleva os salários, 13% mais altos, em média, do que os demais estudantes do nível médio. Existe uma supervalorização do ensino de nível superior no país, o que diminui o número de candidatos aos cursos técnicos. A qualificação obtida nestes cursos contribui também para reduzir o desemprego.



No ensino técnico, a qualificação e mais objetiva e prática. É uma modalidade que permite o rápido ingresso no mercado de trabalho, em comparação aos bacharelados e licenciaturas. Os formados nos cursos técnicos fazem o elo entre os executivos e o pessoal de produção, motivo por que a empregabilidade é bastante alta: as empresas necessitam destes profissionais para garantir a continuidade no fluxo de produção e prestação de serviços.

edificações

Edificações

Na área de exatas, o curso técnico de Edificações é um dos mais valorizados. O curso qualifica os estudantes para projetar construções, planejar e controlar a execução das obras e organizar as compras de material, sempre visando à qualidade e à segurança no trabalho.

O curso técnico em Edificações também capacita para o trabalho em infraestrutura, na construção de rodovias, viadutos, pontes, etc. Fortemente vinculado à Arquitetura e à Engenharia Civil, é um curso indicado para quem gosta de desenho técnico e arquitetônico.

produção alimentícia

Produção de Alimentos

O curso técnico de Produção de Alimentos forma profissionais para coordenar o desenvolvimento de processos produtivos de alimentos seguros, desde a definição da matéria-prima até a logística de distribuição, sempre de acordo com as normas sanitárias, ambientais, de qualidade e de segurança no trabalho.

O técnico em Produção de Alimentos coordena as atividades do chão de fábrica e também coloca em prática as receitas e formas de manuseio e preparo de alimentos desenvolvidas teoricamente pelo engenheiro de alimentos.

meio ambiente

Meio Ambiente

O técnico em Meio Ambiente é um curso voltado para a sustentabilidade. O trabalho é eminentemente prático e todas as indústrias necessitam deste profissional para reduzir o impacto ambiental da sua produção. No dia a dia, a rotina consiste em colher amostras (de solo e água, por exemplo) e fazer testes químicos e biológicos.

Além disto, o técnico em Meio Ambiente também supervisiona todas as atividades de produção, para reduzir a emissão de poluentes e os gastos excessivos e racionalizar o uso da matéria-prima e dos insumos. O curso dá direito ao registro no CRQ (Conselho Regional de Química).

mineração

Mineração

Os cursos técnicos da área atraem muitos estudantes. Mineração, Petróleo e Gás e Petroquímica fornecem, para o mercado, profissionais cuja empregabilidade e nível salarial são indiscutíveis. O aumento da produção petrolífera do país tem aberto muitas vagas com planos de carreira bastante atraentes.

Os técnicos trabalham em laboratórios, fazendo análises dos minérios para melhorar a sua qualidade, além de auxiliar na produção. Podem também coordenar as atividades em refinarias, inclusive controlando os estoques e a distribuição dos produtos.

informática

Informática

Ela está presente em todas as tarefas cotidianas. Os cursos técnicos em computação capacitam os estudantes para trabalhar com hardware e software. Os formados podem trabalhar na manutenção e reparação de computadores, em centrais de processamento de dados e de redes internas e também no desenvolvimento de produtos para a internet.

O curso fornece noções básicas de programação e, por isto, é possível trabalhar também auxiliando programadores, desenvolvendo e instalando programas e periféricos em empresas ou como profissionais liberais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Cursos Técnicos com Maior Empregabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *