Cursos Profissionalizantes para Jovens

Parceria entre Governo de Estado e Prefeitura de São Paulo está possibilitando a abertura de 4.000 vagas.

Um convênio realizado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Município de São Paulo está permitindo a abertura de oferta de 4.000 vagas em cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 16 anos. De acordo com técnicos dos órgãos de educação, trabalho e desenvolvimento social das duas esferas de poder, a maior dificuldade para o preenchimento destas vagas está na falta de capacitação básica dos candidatos.

A partir de 2015, os cursos profissionalizantes para jovens contemplarão também outras necessidades dos estudantes, como o reforço escolar para preencher as lacunas deixadas no ensino fundamental e atualizar pessoas que permaneceram muitos anos sem estudar. A formação técnica a ser ministrada visa à formação integral, à estabilidade financeira e à melhor qualidade de vida. Outras ações conjuntas estão sendo adotadas para reduzir a evasão escolar.



O programa “Via Rápida Emprego” do Governo do Estado já oferece, há alguns anos, cursos profissionalizantes para jovens. São cinco mil vagas, distribuídas em todo o Estado. A relação completa dos cursos e as condições para participar da seleção estão no site www.viarapida.sp.gov.br.

cursos para jovens

Cursos Profissionalizantes para Jovens

Inicialmente, serão oferecidos os seguintes cursos profissionalizantes: Atendimento e Organização de Eventos, Atendente de Comércio Varejista, Auxiliar de Departamento de Pessoal, Informática para o Mercado de Trabalho e Auxiliar em Rotinas Administrativas.

Os cursos, com 200 horas de aulas, também terão aulas de Português, Informática e Matemática, além de abordar temas relativos à saúde, educação e segurança no trabalho. Está prevista a concessão de auxílio-transporte, lanche e material didático para estudantes carentes.

Com a parceria, que prevê o repasse de verbas e recursos didáticos para as escolas que ministrarão os cursos profissionalizantes, o número de vagas para jovens e as opções de carreira devem aumentar nos próximos anos.

Os interessados em participar do processo seletivo para as 4.000 vagas em cursos profissionalizantes devem se dirigir aos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT); os endereços estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br. No momento da consulta, é preciso estar com a Carteira de Trabalho, Cédula de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

Como Fazer um Curso Gratuito Profissionalizante?

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, também desenvolve o projeto “Desenvolvendo Talentos”, que reúne de 20 a 25 jovens, orientados por dois mediadores. São seis módulos, tratados em nove encontros de três horas de duração, sempre no mesmo dia da semana.

Acesse: Cursos Profissionalizantes Online

Este projeto aborda temas como orçamento familiar, autoconhecimento (com técnicas para potencializar habilidades e competências), busca de um emprego (currículo, carta de apresentação e técnicas de procura de vagas), processo seletivo (formulário de solicitação de emprego, entrevistas, dinâmicas de grupo e marketing pessoal), processos seletivos (matemática, grafia e redação e testes psicológicos) e trabalho por conta própria (empreendedorismo, cooperativismo e trabalho autônomo). Maiores informações também podem ser obtidas nos CAT.

Estudantes de nível médio da rede pública de ensino podem procurar a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho para participar do programa “Meu Primeiro Trabalho”, que, em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, objetiva oferecer a oportunidade da primeira colocação profissional.

+ Confira também:

Podem participar do projeto jovens residentes em qualquer um dos 39 municípios da região metropolitana. O endereço da secretaria é www.emprego.sp.gov.br.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *