Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes // Cursos Profissionalizantes Gratuitos

O mercado está aquecido e muitas empresas procuram especialistas. Cursos profissionalizantes grátis online abrem portas para boas oportunidades.

Em muitas categorias profissionais – na maioria delas, aliás –, é preciso se especializar. Felizmente, é possível se capacitar em cursos profissionalizantes grátis online. Não é preciso ter um computador em casa (apesar de um equipamento apenas para acesso à internet e aplicativos básicos, como Word e Excel, ser oferecido atualmente por prestações bem acessíveis). É possível fazer os cursos em telecentros ou lan-houses e partir para novas oportunidades profissionais.

cursos profissionalizantes

Publicidade

Cursos Online Profissionalizantes Gratuitos

Já houve tempo, no país, em que o desemprego beirava os 20% da população: um em cada cinco brasileiros estava desempregado. Isto provocava o ingresso precoce no mercado de trabalho. Atualmente, as condições estão longe de ser ideais: muitos municípios brasileiros sobrevivem apenas em função de programas de transferência de renda (também insatisfatórios, porque não oferecem oportunidades para a autonomia financeira, como especializações e aperfeiçoamentos), mas o desemprego residual (a taxa, em agosto de 2013, atingiu apenas 5,3% da população entre 16 e 60 anos, segundo o IBGE) resiste simplesmente porque não há profissionais qualificados para preencher vagas que exigem nível técnico, seja em cursos livres, seja em cursos técnicos (de nível médio).

cursos técnicos profissionalizantes

Cursos Técnicos Profissionalizantes

O ensino técnico já é tradicional no país. Os primeiros cursos públicos foram instalados no primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). Os cursos superiores de tecnologia começaram a ser implantados em 1971 e existem opções em todas as unidades da Federação (em escolas públicas e gratuitas, federais e estaduais), além das mantidas por instituições como o SENAI, SENAT e SENAC, que oferecem bolsas de estudos para estudantes carentes e auxiliam-nos no encaminhamento para o mercado de trabalho.

O Ministério da Educação classifica os cursos técnicos em 13 eixos tecnológicos. Além dos cursos profissionalizantes gratuitos, alunos carentes podem se candidatar a bolsas do PRONATEC – Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego, que também oferece vagas para cursos rápidos, em escolas particulares. Há opções para cursos online (através da Rede E-TEC Brasil: site: redeetec.mec.gov.br) e presenciais.

cursos livres

Cursos Livres Profissionalizantes

Diversos sites oferecem cursos profissionalizantes grátis online na modalidade da educação inicial e continuada. São cursos livres que podem ser realizados em pouco tempo. A Escola Virtual da Fundação Bradesco, por exemplo, oferece 85 opções de cursos profissionalizantes sem nenhum custo; basta ter acesso à internet. Os cursos estão distribuídos nas áreas de administração, informática, tecnologia da informação, fotografia, pacote Microsoft Office, além de aulas para melhorar a comunicação e a imagem profissional. O endereço é www.ev.org.br.

Os serviços nacionais de aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAT, etc.) também disponibilizam boas alternativas de ensino online. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mantém cursos na área de empreendedorismo, para quem quer abrir ou incrementar seu próprio negócio.

Atualmente o mercado de trabalho está extremamente concorrido, entretanto, algumas empresas sentem a falta de profissionais especializados para preencherem suas vagas e ter cursos profissionalizantes em seu currículo pode ser um grande diferencial e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho mais rápido.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Ter uma faculdade não é a única forma de entrar no mercado de trabalho, os cursos técnicos profissionalizantes estão se tornando essenciais, pois o profissional ao especializar-se em determinadas áreas ele fica mais completo e mais apto para a realização do trabalho.

Por não ser tão caro e poder ser concluído em menos tempo, o curso profissionalizante acaba exercendo suas vantagens sobre uma faculdade. Além de deixar a pessoa mais preparada para trabalhar de forma mais rápida, o trabalho pode aparecer de forma imediata após o término ou durante o próprio curso, como também os formados podem acompanhar a evolução do mercado se especializando a cada momento.

A tendência é que o aparecimento deste tipo de curso aumente a cada momento para suprir as necessidades do mercado. Mesmo com muitos profissionais acreditando que tal sistema não substitua a faculdade é uma ótima opção para os jovens entrarem no mercado de trabalho e descobrirem o que realmente gostaria de estudar na universidade ao conhecer a profissão durante o curso profissionalizante, tendo assim mais segurança ao escolher sua carreira.

No momento os setores que estão sendo mais procurados são os de mais carência no mercado como o de tecnologia da informação e o de exatas. Já os setores que mais contratam pessoas formadas por estes cursos são as áreas de açúcar e álcool, petróleo e gás, telemarketing e atendimento em vendas.

cursos online gratis

Cursos Online com Certificado

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo instituto Votorantim, jovens que fizeram cursos profissionalizantes tem 48% mais chances de serem contratados do que outras pessoas que não fizeram tais cursos, a oportunidade de ter um trabalho com carteira assinada também aumenta, chegando a 38%.

Visto isso, tais cursos além de muitas vezes garantirem um emprego pode garantir também uma carteira assinada, sendo assim uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho e escolher uma carreira profissional.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Cursos Profissionalizantes Tags: , , , , , , cursos profissionalizantes, curso profissionalizante gratuito, CURSOS, cursos profissionalizantes gratuitos, cursos profissionalizantes gratis
Comente no Facebook

2 Comentários sobre "Cursos Profissionalizantes Gratuitos"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. JAMILE disse:

    AINDA NÃO SEI O QUE VOU FAZER, PENSO EM ESTUDAR NUTRIÇÃO! MAIS GOSTARIA DE ALGUMAS OPÇÕES DE CURSO TÉCNICO, QUE CONSIGA EMPREGO FACIL E GANHE UM BOM SALARIO

  2. Manoel Ribeiro de Souza disse:

    É de suma importancia estes tipos cursos para quem mora nos interiores regionais, que não tem acesso à faculdades e escolas técnicas para frequentarem e se tornar um profissional técnico.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...