Cursos Profissionalizantes e Gratuitos 2016

Como sabemos, o mercado de trabalho atualmente está cada vez mais competitivo, exigindo dos futuros profissionais qualificações e estímulos rápidos às necessidades de determinadas funções, solucionando-as da maneira mais rápida e eficaz. Nesse quesito, os cursos profissionalizantes têm ajudado muito na carreira de vários estudantes, sobretudo os da classe C.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Cursos Profissionalizantes

Recentemente fizemos um artigo bem completo sobre cursos tecnologos, mostrando que esse tipo de metodologia obteve um crescimento de mais de 500% nos últimos 10 anos, enquanto a graduação tradicional vem em uma queda de 20% na última década. Abaixo, daremos prosseguimento ao assunto de cursos profissionalizantes que vem se popularizando cada vez mais no Brasil.



A Fundação Getúlio Vargas, mais conhecida como FGV, juntamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, realizaram uma pesquisa, onde entrevistaram 400 mil pessoas até chegarem nas conclusões que mencionaremos a seguir em relação aos cursos profissionalizantes, bem como as tendências dos profissionais que optam por esses cursos. Os resultados desse estudo, cujo nome é “As razões da Educação Profissional: Olhar da Demanda”, foram divulgados esse mês, na Confederação Nacional da Indústria – CNI.

A vantagem dos Cursos Profissionalizantes

Como já diz o nome desse estudo, hoje, é essencial que o aluno esteja atento e verifique a oferta e demanda de empregos na área antes de escolher a modalidade do curso. Estar ciente da concorrência do mercado de trabalho para determinados setores é fundamental para que após concluir um curso profissionalizante, técnico ou tecnólogo, o profissional não fique meses para conseguir uma vaga de emprego.

A questão que vem sendo debatida nos últimos anos é que cursar um bacharelado hoje pode não ser mais vantajoso para certas pessoas, visto que um curso tecnólogo, poderia oferecer maior qualificação e daria mais facilidade ao profissional para adentrar ao mercado de trabalho na área escolhida em menos tempo de formação.

Essa foi uma das teses defendidas nesse estudo, que de acordo com esse estudo realizado durante alguns anos, a classe que mais tem buscado por cursos profissionalizantes gratuitos é a classe C, sobretudo o público de mulheres, jovens em geral, negros, além dos moradores que moram nas regiões periféricas das capitais.

Um dos pontos interessantes desse estudo sobre cursos profissionalizantes gratuitos é que os números apontaram grande interesse por parte dos jovens (referente a classe C) de 15 a 19 anos que optam por fazer um curso profissionalizante, ao invés de adquirir certos bens materiais, como é o caso de uma televisão a cabo.

De acordo com um especialista, há alguns anos vem sido possível acompanhar o crescimento na demanda dos cursos profissionalizantes, sendo que, paralelamente, surgiu uma “nova” classe média. Com essa ascensão social, vale destacar que as pessoas que estão optando por cursos técnicos têm a chance de ter um salário 15% maior durante os anos seguintes de sua vida.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Cursos Profissionalizantes Online

Junto com os cursos profissionalizantes gratuitos presenciais, surgiu também uma forma de se qualificar através da internet, os cursos profissionalizantes online vem também em um enorme crescimento. Prova disso é a instituição Cursos 24 Horas, que já formou mais de 120 mil alunos nos últimos anos atuando sob aprovação da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com mais de 96% de satisfação de seus alunos, os cursos online profissionalizantes são uma ótima oportunidade para se conseguir um bom diferencial no currículo. (+ Confira a lista de cursos profissionalizantes online aqui!)

Outro fator importante é a relação que esses cursos têm com a mudança cultural em relação aos empregos em nosso país, uma vez que o ideal seja o aumento das oportunidades para essas pessoas poderem adentrar ao mercado e fazer o país crescer e evoluir, coisa que é feita no projeto do PRONATECPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Essa é uma forma de aproximar os alunos do ensino médio aos dos cursos profissionalizantes.

+ Ensino Medio a Distância

De acordo com o governo federal, o Brasil fará um grande investimento no que diz respeito a parte das indústrias entre os anos de 2011 e 2016, muito provavelmente pensando nos grandes eventos esportivos que estão por vir, o objetivo são mais de 8 milhões de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em escolas técnicas e instituições de ensino superior. Com esse investimento de US$ 650 bilhões, muitas oportunidades de emprego surgirão, e quem possuir mão de obra qualificada terá emprego garantido de acordo com um especialista em educação.

Outro dado importante mostra que 90% dos alunos que terminam o ensino médio não partem para uma graduação por motivos diversos, contudo é importante orientá-los das oportunidades nas modalidades de cursos existentes, como os cursos técnicos e tecnólogos e não focar apenas em uma graduação de bacharelado.

O interessante e que podemos comparar é que, os alunos que fazem um curso tecnólogo, cujo nível é superior, têm 80% de chances de conseguir um emprego na sua área de atuação. Já os que fazem um curso técnico de nível médio têm 70% de chances. Os que fazem cursos de curta duração têm 60% de chance.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

7 comentários em “Cursos Profissionalizantes e Gratuitos 2016

  1. olá, no momento estou á procura de emprego, gostaria muito de fazer um curso na area de turismo, visto que a copa do mundo 2014 se aproxima e as oportunidades também.Gostaria muito de saber como fazer esse curso.

  2. Gostaria de fazer um cursos desses quero entrar no mercado de trabalho, tenho um filho tbm de 15 anos e gostaria muito que ele tivesse uma oportunidade também.

  3. Gostaria de saber mais informações sobre os vossos cursos Gratuitos de 2012

    Se são mesmo gratuitos,
    Lista de Cursos disponíveis agora para 2012
    Total de horas dos Cursos
    Local dos Curso,
    Possível estagio e emprego..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *