Cursos Preparatórios para o ENEM

Cursos Gratuitos // ENEM // Cursos Preparatórios para o ENEM



As notas do ENEM são usadas na seleção para diversos cursos de nível superior. Confira onde fazer cursos preparatórios.

Os cursos preparatórios são uma boa opção para quem quer rever o conteúdo exigido nas provas do ENEM, realizadas anualmente (e com previsão para se tornarem semestrais) e também para quem não pôde estudar nos cursos regulares e quer obter a certificação do ensino médio. Em 2009, o ENEM substituiu o antigo exame supletivo.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado em 1998. Inicialmente, o objetivo era apenas avaliar o aprendizado dos alunos concluintes do antigo 2º grau e ajudar o Ministério da Educação a traçar diretrizes para melhorar a qualidade de ensino.

De lá para cá, muita coisa mudou: as notas obtidas nas provas são utilizadas no SiSU – Sistema de Seleção Unificado – a classificação eletrônica de candidatos os cursos de todas as universidades federais, além de algumas estaduais e particulares (ao menos como parte do processo seletivo).

Publicidade

enem

Cursos Preparatórios para o ENEM

As provas do ENEM são as seguintes: Linguagens e seus Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. Os estudantes que tiram nota zero em redação estão automaticamente desclassificados do SiSU. Cada universidade define critérios específicos para a seleção. Por exemplo, em um curso de Ciências da Computação, a nota de matemática terá peso maior do que o adotado para um curso de Direito.

Existem cursos presenciais e online, gratuitos e pagos. Em diversas cidades brasileiras, centros acadêmicos e ONGs organizam cursos populares, inclusive com a distribuição de bolsas de estudo para estudantes carentes. É preciso estar atento aos calendários, para não perder os prazos de inscrição. Participar de grupos sobre o ENEM nas redes sociais é uma forma de se manter atualizado.

O importante é verificar se, além das aulas específicas do currículo do ensino médio, há também a qualificação para relacionar os conteúdos com a vida prática: é a chamada interdisciplinaridade. O ENEM valoriza bastante a capacidade de o aluno aliar conceitos de química, física e biologia para responder a uma questão.

enem estudar o que?

O que Estudar para o ENEM?

Várias questões que envolvem ética, cidadania, política, meio ambiente, memória, urbanização, globalização, saúde e educação são cobradas no ENEM. É importante estudar estes temas, juntamente com as disciplinas tradicionais, e também reservar um tempo do dia para ler jornais e revistas.

+ Confira: 10 Dicas para o ENEM

Na prova de Redação do ENEM 2012, por exemplo, que teve como tema os novos movimentos migratórios mundiais, foi muito útil para os candidatos conhecerem um pouco da história do Haiti, com seus 30 anos de ditadura da dinastia Doc, a falência das instituições políticas, a destruição quase completa da camada vegetal da parte ocidental da ilha Hispaniola e detalhes sobre o terremoto que inviabilizou o país em 2010, desorganizando a frágil estrutura econômica que ainda restava.

Ainda sobre a Redação: o MEC endureceu as regras. Textos que se afastem deliberadamente do tema proposto serão anulados e erros gramaticais ou de grafia só serão desconsiderados em situações isoladas, sem reincidência. Além disto, caiu para 100 o número de pontos que determinarão a avaliação por um terceiro corretor (em 2012, este número era o dobro).



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: ENEM ,
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...