Cursos para Gestantes

Gravidez, parto e cuidados com um bebê não são tarefas fáceis. Muitas mulheres, especialmente as mais jovens, encontram dificuldades para entender os resultados dos exames pré-natais, os sintomas que surgem com o avanço da gestação e principalmente os cuidados necessários para manter um bebê bem nutrido, limpo e saudável. Por isto, diversas instituições mantêm cursos para gestantes.

Poucas prefeituras oferecem este curso tão necessário; em compensação, muitos núcleos religiosos, centros de vivência e até hospitais particulares abrem suas portas – ou seus sites na internet – para ensinar os cuidados para garantir uma boa gravidez, além dos recursos mínimos de puericultura que garantem a saúde da criança.

Cursos para Gestantes



Cursos para Gestantes

Uma gravidez, em especial a primeira, gera muitas dúvidas nas gestantes e também nos futuros papais. A gestação altera o comportamento das mulheres, em função da alteração da produção hormonal, e surpresas surgem dia a dia. Por exemplo, quase sempre o desejo sexual feminino aumenta. Mas é possível manter relações sexuais durante a gravidez? Devem ser tomados alguns cuidados? Algumas posições são mais indicadas? São mistérios que os futuros pais precisam desvendar.

Cursos para gestantes em igrejas, templos, centros e terreiros

Quase todas as instituições religiosas oferecem cursos para gestantes, que podem durar por toda a gestação, desde a descoberta da gravidez até as proximidades do parto. Nestes casos, as orientações oferecidas estão relacionadas aos dogmas e ensinamentos das diversas religiões, algumas mais liberais que outras.

Tudo depende principalmente da mulher. Não é indicado que não profitentes de uma religião façam o curso para gestantes apenas para ganhar um enxoval, se não acreditam nos preceitos apresentados por determinada crença. Há serviços públicos municipais e estaduais que fornecem as peças básicas que o futuro bebê vai precisar. Caso siga uma religião e o núcleo local – igreja, templo, centro, mesquita, sinagoga, tenda – ofereça o serviço, então é o caso de unir o útil ao agradável. Mas existem outras opções.

Aulas Online para Gestantes

Diversos hospitais particulares, universidades e outras instituições de ensino superior especializadas em saúde, em todo o país, oferecem cursos de gestantes dirigidos para a mulher ou o casal. São informações sobre os sintomas da gravidez, a evolução, atividades físicas, alimentação, prematuridade, pré-eclâmpsia (situação anormal de hipertensão arterial que surge a partir da segunda metade da gravidez e que pode prejudicar o desenvolvimento do feto e o parto).

O site Bebe.com.br, oferece os cursos de:

  • Os sintomas da gravidez
  • As transformações na primeira metade da gravidez
  • As transformações na segunda metade da gestação
  • A gravidez de gêmeos
  • A atividade física na gestação
  • Alimentação na gravidez
  • Relaxamento e alongamento
  • Diabete na gestação
  • A prematuridade
  • A pré eclampsia
  • O parto normal
  • O parto cesariano
  • Os tipos de anestesia
  • Sinais do parto
  • Cuidados com o recém nascido na sala de parto
  • Os cuidados com o recém nascido
  • A troca de fraldas
  • O banho do bebê
  • A amamentação
  • A amamentação de gêmeos
  • O pós parto

+ Confira também: Curso de Drenagem Linfática, aqui!

Em qualquer curso para gestantes, além dos temas relacionados acima, também são abordadas questões como parto normal ou cesariana, sinais do parto, tipos de anestesia, cuidados com o recém-nascido, amamentação, troca de fraldas, banho e as necessidades da mãe e do bebê no período pós-parto.

Cursos para Gestantes

O “pai gestante”

Apesar de os maiores cuidados serem obviamente dispensados à gestante, o marido ou namorado também precisa ser atendido. Trata-se de uma mudança radical na vida do homem. Ao contrário das mulheres, que vivenciam diversas alterações físicas e psicológicas durante a gravidez, que as predispõem para o nascimento, os homens apenas veem uma barriga crescendo, acompanham levemente as dificuldades relatadas sobre o peso, a mudança no centro de equilíbrio, os vaivens hormonais da parceira.

De repente, dores, contrações, maternidade e a barriga imensa transforma-se numa criança. Costumo dizer que o nascimento de um filho é a transformação de uma melancia num bebê: ele surge de repente, sem pedir licença. Temos uma cultura machista, mas o homem, por mais ausente que seja, precisa preparar-se para ser pai.

É mais raro, mas algumas instituições oferecem cursos também para os pais. São informações sobre massagens nas mamães, posições mais adequadas para o sexo na gestação e no pós-parto, cuidados com o bebê e com a parceira (físicos e psicológicos). É muito importante que o pai participe deste processo.

Os melhores Cursos para Gestantes

cursos para gestantes

Há cursos de massagem para bebês, com técnicas de ioga e shantala, por exemplo, que podem ser adotados por casais “grávidos”. Estes cursos, ao contrário dos demais, insistem na participação do pai nas aulas e exercícios. Também é possível fazer “máscaras da barriga” em diversos estágios da gestação, que podem ser usados na decoração do quarto do futuro bebê.

Hospitais, Maternidades e Clínicas também oferecem cursos focados nas gestantes, confira:

Hospital Santa Joana: O Hospital e Maternidade Santa Joana oferece um curso para gestantes, com aulas teóricas e expositivas que acontecem todos os finais de semana. Confira aqui.

Clínica Vaccini: Com uma programação completa desde “cuidados durante a gravidez”, com módulos de nutrição, sono, exercícios físicos, vacinação e preparação das mamas até cuidados com o bebê com módulos de como dar banho, troca de fraldas, curativo do coto umbilical, etc. Confira aqui.

Em geral, os cursos pagos oferecem fóruns virtuais de discussão, em que é possível compartilhar dúvidas, fazer compras em grupo e trocar informações sobre gravidez, parto e pós-parto. Mas existem comunidades na internet, inclusive nas redes sociais, que oferecem os mesmos serviços. A principal vantagem desses cursos para gestantes é que eles geralmente são ministrados nos hospitais em que o parto será realizado, permitindo uma familiaridade com o ambiente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *