Cursos na Área do Meio Ambiente

Empresas demandam um número cada vez maior de especialistas em meio ambiente. Os cursos na área são uma excelente opção.

Os cursos na área do meio ambiente não se limitam apenas ao trabalho direto de preservação, conservação e restauração dos ecossistemas, tarefas em geral vinculadas a organizações estatais e não governamentais, além de universidades e centros de pesquisa. A maioria das empresas está preocupada em desenvolver técnicas sustentáveis de produção, distribuição e mesmo o descarte dos refugos industriais – a chamada logística reversa. Em todo o Brasil, 59% dos empresários declararam que pretendem aumentar a contratação destes profissionais nos próximos anos. Os chamados empregos verdes já respondem por 6,6% das vagas no mercado formal de trabalho.

Entre estas, destacam-se o agronegócio, turismo, construtoras, movelaria, turismo e muitas outras. Apenas o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – ofereceu 32 cursos relacionados ao meio ambiente em 2012, por onde passaram quase 5.500 alunos. Nas unidades do Rio de Janeiro, houve um aumento de 400% nos últimos seis anos. A entidade oferece desde cursos livres até especializações para graduados em nível superior.



Os objetivos destes profissionais é maximizar a produção com menos insumos – o que também reduz o custo final – e menor impacto ambiental, com a redução das emissões de gases e dos resíduos. É um grande salto de qualidade, já que, até pouco mais de 30 anos, um chaminé lançando fumaça cinza (e tóxica) era quase um sinônimo de progresso industrial.

cursos online de meio ambiente

Cursos Livres na Área do Meio Ambiente

Para quem se interessa pela área, existem diversos cursos livres na área do meio ambiente oferecidos por empresas públicas de saneamento, além das muitas escolas virtuais, que oferecem diversas opções com preços baixos. Eles são ideais para quem está conhecendo a área – seja em função do primeiro emprego, seja para redirecionar a carreira profissional – e também para educadores, que recebem subsídios para enriquecer as aulas (especialmente as do ensino fundamental). Alguns destes cursos oferecem inclusive diferentes metodologias de ensino, de acordo com a faixa etária dos alunos.

Para quem não tem conhecimentos na área, o ideal é começar pela educação ambiental, que fornece um panorama geral da área. Mas é possível qualificar-se em diversos outros, como impactos ambientais, reciclagem, sustentabilidade, energias renováveis, jardinagem e paisagismo, produção orgânica de alimentos, etc. É possível inclusive encontrar cursos de produção de energia solar (com painéis fotovoltaicos), de material de limpeza ecológico, gestão ambiental para empresários e muitos outros.

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – oferece cursos rápidos, apostilas, palestras, seminários e consultorias para a adoção de estratégias de sustentabilidade. Há opções presenciais e online para os empreendedores.

cursos técnicos de meio ambiente

Cursos Técnicos na Área do Meio Ambiente

Além do SENAC, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – também oferece diversos cursos. As exigências variam de Estado para Estado, mas em geral ter concluído o 1º ano do ensino médio. Todas as informações podem ser obtidas nos sites, cujo endereço varia de acordo com a unidade da federação (basta pesquisar SENAI ou SENAC e o Estado/cidade onde vive).

O Ministério da Educação (MEC) relaciona os seguintes cursos: controle ambiental, meio ambiente e reciclagem. Além disto, os cursos dos eixos tecnológicos saúde, controle e processos industriais, infraestrutura, recursos naturais e turismo também dão forte ênfase aos cuidados com a natureza.

+ Confira também:

Diversas escolas públicas também oferecem cursos técnicos para formar profissionais para o setor. Além disto, é possível obter bolsa de estudos em uma instituição particular através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, administrado pelo MEC (é preciso ter cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas ao na condição de bolsista integral). Cursos na área do meio ambiente.

faculdade meio ambiente

Cursos Superiores na Área do Meio Ambiente

As maiores universidades do país oferecem bacharelados e graduações tecnológicas na área do meio ambiente. SENAI, SENAC e muitas faculdades particulares também disponibilizam cursos de nível superior (já opções presenciais e semipresenciais, com um dia de aula por semana).

Os cursos mais procurados são Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Administração com ênfase em sustentabilidade e Tecnologia de Alimentos. Além disto, diversas faculdades aumentaram a preocupação com a preservação, como Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Oceanografia e muitas outras.

Em diversas instituições de ensino, é possível continuar a carreira acadêmica em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Além das muitas atividades nos setores público e provado, o profissional também pode se dedicar à pesquisa e à docência.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Cursos na Área do Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *