O Que é um Curso Livre – Onde Fazer Online e Presencial

Um curso livre é uma modalidade mais rápida, normalmente sem pré-requisitos para a matrícula.

Um curso livre é uma boa opção para quem pretende se profissionalizar, qualificar e atualizar, ou mesmo para desenvolver um novo hobby. Os cursos desta modalidade de educação têm duração variável (geralmente entre um e 18 meses) e geralmente não exigem escolarização ou idade mínima para serem realizadas.

Publicidade



Um curso livre pode ser realizado presencialmente ou à distância. A vantagem dos cursos online é que eles podem ser feitos integralmente em casa – ou em qualquer lugar com um computador conectado à internet –, sem necessidade de se deslocar para a escola, mesmo para as avaliações. A disponibilidade de horários é outro atrativo destes cursos.

Cursos de idiomas, dança, reforço escolar, informática, esportes, artes plásticas, artesanato e segurança são alguns exemplos de cursos livres. Profissionais de diversas áreas também podem se beneficiar com cursos de qualificação; da mesma forma, jovens em busca do primeiro emprego podem obter diferenciais para concorrer em melhores condições nos primeiros processos de recrutamento e seleção.


cursos livres onde fazer

Diferenças entre Cursos Livres e Cursos Técnicos

Existe uma boa oferta de cursos livres e técnicos no Brasil. A diferença é que os cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), representam a sequência da educação formal (o pré-requisito é a conclusão do ensino fundamental e, em alguns casos, também do nível médio), precisam cumprir uma carga horária mínima, um programa de estudos e, para funcionar, dependem de autorização do Ministério.

Nos cursos livres, nenhuma destas exigências precisa ser cumprida. As escolas definem o conteúdo curricular, o total de aulas que será ministrado e as instalações necessárias (no caso de escolas presenciais).

cursos livres

Confira: Cursos que Podem ser Feitos à Distância

No entanto, um curso livre não garante a profissionalização formal, como a oferecida por uma escola técnica de Contabilidade ou Enfermagem, por exemplo. Ele apenas complementa os conhecimentos ou oferece noções sobre determinada área. Várias escolas oferecem cursos livres em diversos níveis (básico, intermediário e avançado).

Um curso livre também pode ampliar as competências do profissional. Um curso de informática ou de idiomas pode significar a entrada segura no mercado de trabalho. Mesmo para profissionais de nível superior, hoje em dia é fundamental dominar um segundo (ou terceiro) idioma e conhecer os recursos de um programa informatizado.

A mesma escola pode oferecer cursos livres e técnicos. É o caso, por exemplo, do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), presente em todas as unidades da federação, que também ministra cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas.

cursos livres online

Como é o certificado de curso livre?

Outra diferença é a certificação. Um curso técnico emite um certificado de conclusão, caso o estudante obtenha o rendimento mínimo ao final do período letivo. Um curso livre, por outro lado, também certifica seus alunos, mas de forma informal. Mesmo assim, a informação no currículo de ter cursado uma ou mais opções enriquece o documento e chama a atenção dos recrutadores.

Antes de se matricular, é importante conversar com ex-alunos, conhecer a formação dos professores, a avaliação do mercado sobre o curso livre (ou técnico) e a grade curricular. É fundamental também conferir os preços praticados pela escola, que variam bastante.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “O Que é um Curso Livre – Onde Fazer Online e Presencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *