Cursos e Profissionais Tecnólogos em Alta para 2017

Vários cursos de tecnologia garantem bons salários. Confira os tecnólogos que estão em alta.

Os cursos de graduação tecnológica apresentam muitas vantagens. Oferecem as mesmas habilitações de um curso de bacharelado ou licenciatura – por exemplo, permitem a prestação de concursos públicos que exigem nível superior e facultam o prosseguimento dos estudos em especializações e pós-graduações “stricto sensu”. Algumas carreiras, mesmo com a crise, continuam com alto nível de empregabilidade: são os tecnólogos em alta.

Publicidade



Os cursos de tecnologia são mais rápidos – têm duração de quatro a seis semestres, contra oito a dez de um bacharelado tradicional – e focam em um ponto específico, ao contrário de uma faculdade de Administração de Empresas, por exemplo, que oferece um panorama de diversas áreas (gestão financeira, logística, marketing, recursos humanos, etc.).

Seja como for, um tecnólogo já empregado pode se decidir por um bacharelado na mesma área, o que valoriza a formação acadêmica e garante melhores posições no mercado – consequentemente, salários maiores e boas condições de trabalho.


Vale lembrar que 92% dos alunos egressos da FATEC – Faculdades de Tecnologia de São Paulo – terminam o curso já empregados. Já no Rio a FAETEC é responsável por formar tecnólogos através de cursos gratuitos. A situação se repete em todo o país, mesmo em tempos de crise econômica e política.

tecnólogo salários

Cursos e Profissionais Tecnólogos em Alta para 2017

Alguns cursos de graduação tecnológica apresentam melhores oportunidades de pronta admissão. Esta situação varia de região para região, de acordo com a demanda. Por exemplo, no Rio de Janeiro, os cursos da área de Petróleo e Gás são bastante atraentes, enquanto, no Centro-Oeste, a procura maior é por tecnólogos da Produção Agropecuário e do Cooperativismo.

curso de desenvolvimento mobile

Desenvolvimento Mobile

Até 1997, celular era um aparelho analógico, cujos proprietários precisavam correr para algum local aberto quando precisavam de um sinal. Com o advento da banda B (digital), os aparelhos se tornaram cada vez mais populares e agregaram diversos serviços.

O curso de tecnologia em Desenvolvimento Mobile está entre os mais promissores, com a oferta cada vez maior de serviços – além das chamadas telefônicas e das mensagens por SMS, é possível acessar a internet, jogar, manter-se em contato com os amigos, etc.

Os tecnólogos desta área formam os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets. É possível optar pela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou por Jogos Digitais. Outros profissionais da área de tecnologia da informação também são valorizados no mercado. É o caso, por exemplo, dos graduados em Segurança da Informação.

gestão de recursos humanos

Gestão em Recursos Humanos

Em uma análise rasteira, pode-se pensar que, com o aumento do desemprego, tecnólogos em Recursos Humanos poderiam enfrentar problemas na carreira profissional. No entanto, ocorre exatamente o contrário: as empresas precisam manter um quadro bem qualificado, mesmo que reduzido.

O setor de RH responde não apenas por admissões e demissões, mas pelo treinamento, desenvolvimento de lideranças, análise de cargos e salários, implantação e avaliação de planos de carreira. As tarefas tradicionais, como folha de pagamento, controle de ponto, recolhimento de taxas e tributos, etc., também necessitam de uma gestão profissional.

marketing digital

Gestão em Marketing Digital

As vendas online continuam superando as expectativas. Vistas inicialmente com desconfiança – os consumidores tinham receio de informar dados pessoais, como números de documentos e informações sobre a conta bancária ou cartões de crédito – a modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos. Em 2014, o setor cresceu 24%, com mais de 50 milhões de clientes ativos nas lojas digitais.

Este crescimento, que tende a se repetir nos próximos anos, exige bons profissionais. O tecnólogo em Marketing Digital cuida não apenas das vendas, mas também da prospecção de clientes, fidelização, análise de riscos com a oferta de novos produtos, pesquisa de tendências de mercado, solidificação e reposicionamento de marcas.

Outro nicho deste mercado também está em alta: o da Análise de Meios Digitais, com a pesquisa de novas oportunidades nas redes sociais, por exemplo. Estes dois cursos de tecnologia devem continuar garantindo boas oportunidades de emprego.

gestão em logística

Gestão em Logística

O tecnólogo em Logística é responsável, juntamente com outros profissionais, por toda a cadeia produtiva. Faz parte das suas atribuições a compra e estoque da matéria prima, distribuição para a linha de produção, estocagem dos produtos acabados, remessa para os distribuidores e revendedores, etc.

Outra área que vem crescendo nos últimos anos é a chamada tecnologia reversa. Com a preocupação cada vez maior com os impactos da produção industrial e da comercialização sobre o meio ambiente, as empresas responsáveis buscam soluções para recolher equipamentos e periféricos tornados obsoletos com o avanço tecnológico.

Este tecnólogo pode trabalhar em diversas áreas: indústria, construção civil, importação e exportação, gestão hospitalar, gestão ambiental, transportes e processos gerenciais. Mesmo com a retração da produção industrial, o profissional continua em alta no mercado.

gestão financeira

Gestão Financeira

Planejamento e gestão financeira são instrumentos importantíssimos na administração de uma empresa, seja em épocas de crescimento, seja durante uma recessão, como a atualmente enfrentada pelo Brasil. Este tecnólogo pesquisa as tendências de mercado e indica as melhores oportunidades para investimento, de acordo com o perfil da empresa.

A legislação brasileira é um verdadeiro labirinto de normas. Ao tecnólogo em gestão financeira, cabe destrinchar estes meandros, para garantir a saúde e competitividade das empresas, juntamente com os contabilistas e bacharéis em Atuária. Trata-se de um profissional necessário, qualquer que seja o cenário econômico.

gestão ambiental tecnólogo

Gestão Ambiental

Os “inquilinos do planeta” estão consumindo cada vez mais. Em 2017, o “Dia de Sobrecarga do Planeta”, data limite para o consumo de recursos naturais que a natureza consegue repor, caiu em 13 de agosto. Com isto, temos um déficit de quatro meses, que precisamos poupar de forma racional.

Esta é uma das razões por que os tecnólogos desta área estão em alta. Estes profissionais estudam as relações entre o homem e o meio ambiente, oferecendo soluções para a redução de matéria prima e do desperdício, para preservar a biodiversidade e/ou resgatar áreas degradadas.

Para o tecnólogo em gestão ambiental, as oportunidades surgem em diversas áreas: indústria, transportes, mineração, recuperação do solo, cursos d’água, controle de efluentes e rejeitos, etc. O trabalho é desenvolvido em conjunto com geólogos, engenheiros florestais, bacharéis em Administração Ambiental, etc.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Cursos e Profissionais Tecnólogos em Alta para 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *