Cursos e Aulas Gratuitas no YouTube (YouTube Educação)

O Google dá uma força para estudantes de ensino fundamental e médio com os canais de educação no Youtube.

O Google, em parceria com a Fundação Lemann (organização sem fins lucrativos criada em 2002), criou no final de novembro de 2013 o Youtube Edu, plataforma com conteúdos gratuitos especialmente para professores e escolas, mas os estudantes também podem acessá-los, para complementar seus estudos.

No lançamento do novo espaço virtual educativo, o secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorward, pediu que os organizadores do Youtube Edu estudem a criação de jogos educacionais, como estratégia lúdica para a aproximação dos estudantes.



Canais de Educação no YouTube

São 26 canais de educação que oferecem, por enquanto, oito mil aulas. Antes de “cair na rede”, todo o material é submetido à avaliação de uma curadoria de 16 professores coordenada pela Fundação Lemann. Boa parte das aulas já estava disponível na internet, mas dispersa em vários sites: a partir de agora, a pesquisa torna-se mais fácil, com o material concentrado no Youtube Edu.

A plataforma é aberta a todos os educadores que queiram abrir um canal educacional no Youtube (que só se tornam acessíveis depois da avaliação da equipe da Fundação Lemann, que pode identificar erros e imprecisões e solicitar correções ao autor). Nos canais já aprovados, não é preciso submeter novos conteúdos à curadoria.

Todo o material dos canais de educação no Youtube produzidos para o país está disponibilizado em português (na é dublado ou legendado), para aproximar o conteúdo disciplinar à realidade brasileira. O Brasil é o segundo pais (depois dos EUA, que inauguraram a página de educação em 2009) a dispor de um serviço eletrônico do Youtube Edu para auxiliar a educação.

youtube-edu

O objetivo de Jorge Paulo Lemann, com o lançamento e ampliação dos canais de educação no Youtube, é bastante elevado: o empresário afirma esperar que, em alguns anos, o Brasil seja competitivo também na área de educação. Mas comete um “pecado pedagógico” ao afirmar que a forma de apresentação do conteúdo pelos professores, mas sim se os conteúdos estão corretos. Mesmo assim, o Youtube Edu está sendo elogiado pela maioria das publicações especializadas em educação, em alguns casos, com a ressalva de que é preciso investir também na qualificação do corpo docente.

Conteúdo dos Canais Educativos no YouTube

De início, estão disponíveis videoaulas do ensino médio de língua portuguesa, matemática, química e física nos canais de educação do Youtube. A partir do primeiro trimestre de 2014, está prevista a inserção de aulas de todas as outras disciplinas da grade curricular brasileira (também para o ensino fundamental e para algumas áreas do ensino superior).

O objetivo, de acordo com os organizadores, é produzir material educacional e de qualidade e dar acesso, aos professores, a ferramentas virtuais para incrementar o aprendizado em qualquer lugar do país: só é preciso um computador conectado à internet para acessar o material.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *