Cursos de Meio Ambiente com Certificado

Cursos Gratuitos // Cursos, Cursos Online // Cursos de Meio Ambiente com Certificado



A questão ambiental está cada vez mais presente. É possível contribuir para a preservação e mesmo atuar profissionalmente.

Quem quer conhecer mais sobre a preservação ambiental pode inscrever-se num dos cursos na área do meio ambiente da escola virtual Cursos 24 Horas. São cursos totalmente online de início imediato, que contam com videoaulas e o apoio de tutorias especializadas e apostilas. Os cursos são livres e, no final, é enviado um certificado de conclusão ao aluno, que pode ser utilizado para enriquecer o currículo.

Cursos de Meio Ambiente com Certificado

Os cuidados com o meio ambiente são cada vez mais necessários. Alguns recursos naturais não são renováveis (como os combustíveis fósseis) e parte deles se renova, mas não com a mesma velocidade com que são consumidas. Outras questões também chamam a atenção: redução da poluição, descarte do lixo e recuperação de áreas degradadas.

A sustentabilidade – na produção, distribuição, comercialização e consumo – está na agenda de todos os países. Não é, no entanto, uma preocupação apenas de chefes de Estado e governo: deve pautar a ação de todos, para preservar a qualidade de vida nos próximos anos.

Publicidade

educação ambiental

Curso de Educação Ambiental

Quem acompanha o noticiário sabe que a necessidade da adoção de atitudes sustentáveis não pode mais ser adiada. No entanto, muita gente não sabe como contribuir para preservar o meio ambiente. O curso de Educação Ambiental fornece elementos para uma conduta adequada.

Além disto, o mercado de trabalho na área de gestão ambiental está bastante aquecido. Todas as empresas precisam desenvolver técnicas para reduzir o volume de matéria prima, reutilizar materiais e equipamentos e reciclar as sobras do processo produtivo. Já existe o técnico em logística reversa, cuja função é encontrar meios para atenuar os impactos ambientais do processo produtivo e descartar os rejeitos da produção.

Ao lado do trabalho voluntário, a conscientização ambiental é uma característica bastante valorizada pelas empresas, inclusive nos processos seletivos, em todas as áreas de atuação profissional, já que indica que o empregado ou candidato conhece seus direitos e deveres de cidadão.

O curso de Educação Ambiental tem início com o estudo dos princípios da sustentabilidade, a política nacional para o meio ambiente. Aborda questões sobre ar, água e energia: poluição, degradação, consumo consciente e fontes de energia renováveis e não renováveis.

Apresenta as formas de coleta seletiva do lixo residencial, comercial e industrial, o impacto da ação humana sobre a fauna e a flora, a legislação ambiental, o contrabando de animais e a biopirataria. O aluno ainda aprende sobre alimentos (desperdício, orgânicos versus agrotóxicos, transgênicos, etc.).

banner promocional

impactos ambientais

Impactos Ambientais

Renováveis ou não, os recursos naturais são limitados. Além disto, a ação do homem pode prejudicar seriamente o equilíbrio ecológico, com o desmatamento para abertura de áreas de pastagem, a destruição de matas ciliares para a agricultura e a degradação de áreas durante atividades de mineração.

Estes fatores, aliados à poluição urbana – emissão de gases, lançamento de esgoto sem tratamento diretamente nos córregos e rios, descarte inadequado do lixo – provocam impactos ambientais cumulativos. O excesso de gases lançados na atmosfera pela indústria e a movimentação de veículos – comprovadamente está gerando alterações climáticas, que podem elevar o nível dos mares, transformar a Amazônia numa savana e o sertão nordestino, hoje semiárido, num deserto. O curso de Impactos Ambientais ensina como reduzi-los e é também um alerta. Os alunos tornam-se multiplicadores e podem contribuir para a preservação ambiental.

O curso aborda os impactos ambientais sobre o homem, a legislação brasileira, crimes ambientais, sistemas de gestão ambiental, meio ambiente e lucratividade, consumo sustentável, utilização de energias renováveis e limpas e recuperação de áreas degradadas.

banner promocional

reciclagem e energias renováveis

Reciclagem e Energias Renováveis

Calcula-se que uma sacola plástica não biodegradável, daquelas usadas para carregar as compras de mercado, leve 400 anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, 500 anos. A boa notícia é que o alumínio pode ser reciclado e as sacolas plásticas, trocadas por sacolas retornáveis ou pelas sacolinhas verdes (feitas com cana-de-açúcar, e não as oxibiodegradáveis, a base de petróleo, que na verdade se tornam pó, que é levado pelo vento e polui regiões distantes do local de descarte).

A cada 50kg de papel reciclado, a vida de uma árvore é poupada. A troca dos combustíveis fósseis – gasolina, diesel e querosene de aviação – pelo etanol ou biodiesel reduz consideravelmente a poluição do ar. Estes são apenas alguns dos assuntos abordados no curso de Reciclagem e Energias Renováveis.

O curso de reciclagem e energias renováveis ensina os 3 Rs – reduzir o lixo, reutilizar tudo o que for possível e reciclar o restante. Os alunos aprendem a organizar a coleta seletiva, com seus vizinhos e colegas de trabalho e escola, reaproveitando papel, vidro, metais e plásticos.

As energias renováveis – as chamadas energias limpas – também são contempladas no conteúdo curricular. Os alunos aprendem sobre o uso de energia solar, eólica e geotérmica. Mesmo fontes ainda em estudo, como a energia de ondas marinhas, são apresentadas no curso.

banner promocional

+ Leia também nosso artigo: Desenvolvimento Sustentável – Informações sobre Sustentabilidade



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...