Cursos de Extensão: O que São e Vale a Pena Faze-los?

cursos de extensãoOs cursos de extensão não são exatamente um curso de pós-graduação das universidades e são oferecidos para os alunos já formados, para os que ainda estão cursando a graduação e para aqueles que ainda nem entraram na faculdade. Nesse caso, trata-se de algo a mais dentro da extensão universitária e são disponibilizados juntamente com os cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior, com o intuito de aperfeiçoar e de reforçar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, associando-os com as práticas do mercado de trabalho.

Caracterizados por sua ação pedagógica, cujo caráter é teórico e ou prático, podendo ser presencial ou a distância, os cursos de extensão são planejados e organizados de modo sistemática, a partir de uma carga horária de no mínimo oito horas e no máximo 359 horas aula, assim como seus critérios de avaliação são previamente definidos e posteriormente aplicados.

Se os cursos de extensão são presenciais, sua carga horária é registrada conforme as atividades desenvolvidas na presença do professor, se são a distância, esse registro depende das atividades feitas sob a supervisão da figura do professor, podendo, inclusive, ser presenciais.



Cursos de Extensão

cursos de atualização

Assim, não necessitando de uma graduação em nível superior, os cursos de extensão servem a todos os interessados e vêm sendo oferecidos em mais de duas mil faculdades localizadas no Brasil. Abertos à comunidade em geral, os cursos de extensão podem ser frequentados por todos, de acordo com a legislação de cada universidade que o oferte.

Da mesma maneira que a pós-graduação lato sensu – especialização – pode ser disponibilizada pelas instituições de ensino superior, os cursos de extensão são oferecidos sem o aval do Ministério da Educação – o MEC, pelo fato de serem caracterizados como cursos livres e não contêm validade acadêmica.

Desse modo, os cursos de extensão são um tipo de vínculo entre as faculdades e as pessoas interessadas no estudo de ensino e pesquisa, em projetos de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, na participação em eventos e na prestação de serviços à comunidade em geral. Sua duração é de curta e média duração e servem para atender às necessidades direcionadas de profissionais, sejam eles graduados ou não, em favor do aprofundamento dos conhecimentos em uma área específica do saber.

Confira também: Mestrado a Distância

cursos de extensão

+ Cursos Online para turbinar o currículo, confira: www.cursogratisonline.com.br/cursos-gratis-online-com-certificado

Com o propósito de buscar uma educação continuada, com pouco investimento de tempo e de dinheiro; os cursos de extensão são disponibilizados nas páginas virtuais das faculdades, juntamente com as informações a respeito de seu funcionamento e estrutura.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Cursos de Extensão: O que São e Vale a Pena Faze-los?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *