Cursos de Especialização

Cursos Gratuitos // Pós Graduação // Cursos de Especialização



Entende-se por especialização um curso de pós-graduação na modalidade lato sensu, ou seja, de conhecimento abrangente, generalizado e superficial sobre determinado tema que, no Brasil deverá ter a carga horária mínima equivalente a trezentos e sessenta horas, geralmente realizada de um a três anos. O foco dos cursos de especialização é o técnico-profissional, o que possibilita aos diplomados em ensino superior a direcionar e melhorar suas competências. Desse modo, os cursos de especialização pressupõem que seus alunos tenham como pré-requisito a conclusão de um curso superior devidamente reconhecido pelos órgãos capacitados para tal.

A conclusão da especialização não dá acesso ao doutorado, mas apenas a pós-graduação stricto sensu do mestrado o possibilita. Os cursos de especialização dão a oportunidade aos graduados de se especializarem em sua área de interesse, podendo ser semelhante ou diferente de sua primeira graduação. Em alguns lugares do mundo, os créditos e certificados advindos da pós-graduação lato sensu, ou seja, o curso de especialização, são contados como positivos para o primeiro ano de um mestrado em área afim.

cursos de especialização

Cursos de Especialização

A especialização não compõe o Sistema Regular de Ensino no Brasil, de modo que não é avaliado pelos sistemas Capes e CNPq. Na modalidade de Pós-graduação, o sistema regular conta apenas com as modalidades de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, para os quais há grau acadêmico de Mestre ou Doutor concedido aos seus formados. Diferentemente disso, os cursos de especialização estão na categoria de Qualificação Profissional com duração de trezentos e sessenta horas de valor fortemente significativo para o mercado de trabalho.

Publicidade

Na conclusão do curso da especialização e obtenção de seu certificado, não é necessária a defesa de uma tese ou de uma dissertação, mas é obrigatória a escrita de uma monografia. Para incluir formalmente a especialização no currículo profissional, basta acrescentar à condição de graduado em determinado curso e seu ano de conclusão, a ênfase em determinada especialização e seu ano de conclusão. A especialização não concede um título profissional, incorrendo o risco de exercício ilegal da profissão ou da dita profissão, caso ela seja regulamentada nas leis do Brasil.

+ Leia: Pós Graduação: Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

No Brasil, a Residência Médica é considerada legalmente como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, ou seja, como um curso de especialização destinado aos médicos e aos médicos veterinários.  Assim como, o Master in Business Administration – o MBA também tem valor equivalente a um curso de especialização, conferindo ao diplomado a condição de especialista de maneira legalizada no país.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...