Cursos de Atualização para Profissionais da Área da Saúde

Profissionais de saúde precisam constantemente de cursos de atualização para fazer frente aos desafios da área.

A saúde é uma das áreas mais críticas no Brasil. Apesar de ter sido criado há 25 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não conseguiu universalizar o atendimento, muito menos garantir um atendimento de qualidade. Apesar das muitas políticas governamentais em todos os níveis, saúde pública ainda é sinônimo de um conjunto de erros, irregularidades, etc.

Mas, enquanto o Estado não dá conta de oferecer um bom serviço, não é possível estacionar: profissionais da área de saúde precisam de cursos de atualização constantemente: mesmo que, no macrocosmo, a situação seja de caos, no microcosmo – no atendimento ambulatorial na UBS ou UPAs, nas AMAs, hospitais gerais, etc. –, a população precisa da atuação de pequenos heróis do cotidiano.



A medicina está em constante renovação e os profissionais da área – médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, etc. – precisam ficar atentos às novas técnicas de atendimento, intervenção clínica e cirúrgica, etc. Tanto no nível técnico, quanto no superior, as escolas brasileiras oferecem ensino de regular a ótimo, mas a saúde precisa de atualização permanente. Além disto, cursos de especialização, extensão e pós-graduação valorizam o currículo e permitem obter as melhores vagas do mercado e, consequentemente, os melhores salários e condições de trabalho.

cursos de saúde

Cursos de Atualização Profissional na Área da Saúde

Sem a pretensão de esgotar o tema, vamos citar alguns bons cursos, que podem ser acessados de qualquer ponto do Brasil, através da internet. O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, oferece diversos cursos online para profissionais da área de saúde. A experiência teve início com a ideia de disponibilizar vários conteúdos para os alunos de seus cursos presenciais, mas a oferta foi ampliada e milhares destes profissionais já aumentaram suas técnicas.

São cursos sobre UTI, protocolo de AVC, higiene das mãos, cuidados com pacientes com drenos torácicos, amamentação, diabetes, septicemia, protocolo de insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, atendimento ginecológico, oftalmológico e dermatológico, meningite e encefalite, entre outros. Basta acessar a página “Ensino” do site www.einstein.br para obter maiores informações.

cursos na área da saúde

+ Confira: Cursos na Área da Saúde Gratuitos

A UNA-SUS – Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde foi criada para oferecer qualificação permanente para os profissionais da rede pública. Administrada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados, municípios e instituições educacionais, a UNA-SUS oferece cursos online não apenas para os técnicos de saúde, mas também para gestores e agentes comunitários.

Centros universitários federais e estaduais em todo o país oferecem cursos presenciais e online de qualificação. É preciso estar atento aos calendários, porque, em muitos destes cursos, algumas aulas são presenciais e, portanto, é necessário aguardar a formação de turmas.

Quem quer se familiarizar com este universo pode inscrever-se em cursos livres online. Eles são úteis não apenas para profissionais de saúde, mas também para professores e mesmo pais preocupados com a saúde, nutrição e bem estar de suas crianças. Em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar as mais diversas opções.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *