Cursos a Distância para Atividades Complementares

Atividades complementares são componentes extracurriculares que enriquecem o conhecimento.

Existem diversos cursos a distância para atividades complementares, aqueles conteúdos explorados em sala de aula com crianças e adolescentes para fixar o aprendizado, fazer pontes entre os conteúdos explorados nas diferentes disciplinas e tornar a informação dos livros e sites mais prática e aplicável ao dia a dia.

Com as atividades complementares, os alunos exploram as habilidades e competências desenvolvidas pelos professores fora do ambiente “de classe”. Isto pode ocorrer em qualquer espaço: no pátio (ou em qualquer outra dependência) da escola, em um laboratório de física, química ou informática ou em excursões para museus e parques.



cursos a distância

Onde Fazer Cursos a Distância para Atividades Complementares

O importante é que as atividades complementares sejam muito bem planejadas, para que os alunos possam observar a relação entre o que foi estudado em uma aula de Língua Portuguesa e outra de História, por exemplo. O profissional precisa ter boa capacidade de circular entre os diversos universos que formam a escola.

Professores e educadores podem ser beneficiar com vários cursos a distância para atividades complementares. É o caso da Aprendizagem Baseada em Projetos, disponibilizado gratuitamente pela Intel. Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar cursos para o desenvolvimento de atividades com os alunos e outros para complementação da qualificação profissional (como os de idiomas, oratória e de informática).

Também existem boas opções para professores que queiram se tornar diretores ou assistentes de direção de escolas. Neste caso, porém, é preciso, além da licenciatura em qualquer área, ter cursado a Complementação Pedagógica, com ênfase em Administração Escolar. É uma pós-graduação lato sensu e dura em média dois anos.

atividades complementares

Cursos Online para Atividades Complementares

As atividades complementares também são disponibilizadas em cursos técnicos e de nível superior, mas, nestes casos, é o próprio aluno quem vai buscar as aulas extras, de acordo com seus interesses e aptidões. Em algumas faculdades, a frequência em cursos para atividades complementares, a distância ou presenciais, é pré-requisito para a expedição do diploma.

É o caso, por exemplo, dos cursos da FGV Online, que oferece mais de 40 cursos rápidos e gratuitos na área de Direito, Educação, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Comunicação, Gestão Empresarial e Financeira, Economia, História e Ética.

cursos online para estudar grátis

Estes três cursos são oferecidos com uma carga horária entre cinco e 15 horas: Contratação de Trabalhadores (área de Direito), Diversidade nas Organizações (Gestão Empresarial) e Fundamentos de Gestão de Recursos (Gestão Financeira). Todas as opções estão apresentadas no site da fundação: www.fgv.com.br.

A Fundação Bradesco oferece cursos a distância para atividades complementares na área de tecnologia. Existem opções gratuitas. O estudante pode escolher, por exemplo, entre Administração de Redes Linux ou Microsoft, Banco de Dados, Rede de Computadores, etc.

O forte da fundação são também os cursos de administração financeira e de iniciação profissional (para estudantes do nível médio), como informática e vários cursos comportamentais. Os endereços são www.ev.org.br (da Escola Virtual) e www.fb.org.br (institucional da fundação).


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *