Curso Técnico ou Profissionalizante: Qual Escolher?

Eles capacitam mão-de-obra para o mercado, mas há diferenças entre os cursos técnicos e profissionalizantes.

Os dois tipos de formação estão previstos pelo Ministério da Educação (MEC) e podem ser encontrados em praticamente todas as cidades do país. Em comum, cursos técnicos e profissionalizantes oferecem muitas atividades práticas, já que o objetivo principal é a qualificação de profissionais para a indústria, comércio e serviços. Mesmo assim, o conhecimento teórico básico, necessário ao exercício da atividade, não é negligenciado.

Os cursos técnicos e profissionalizantes ampliam as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por exemplo, o índice de empregabilidade chega a 90%, ou seja, nove entre dez alunos concluintes dos cursos técnicos está empregada ao terminar esta etapa de estudos.



O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –, do governo federal, oferece vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes. As informações e detalhes sobre as inscrições podem ser obtidas no site http://pronatec.mec.gov.br. Para os cursos técnicos,

cursos profissionalizantes ou técnicos

Curso Técnico x Curso Profissionalizante

Os cursos técnicos equivalem ao ensino médio e, assim, permitem que, ao término, os estudantes se inscrevam em processos seletivos para faculdades. O tempo de duração fica entre dois e três anos e é preciso ter concluído o ensino fundamental (em algumas escolas, estar concluindo o 1º ano do ensino médio).

Eles são indicados para quem deseja obter a qualificação profissional mais rapidamente, sem ter de esperar a conclusão do nível superior. em geral, também são mais baratos do que as faculdades e os estudantes carentes podem contar com políticas de gratuidade em escolas como as do Sistema “S” (SENAC, SENAI, SENAR e SENAT). Confira nosso artigo: SENAC, SENAI, SEBRAE, SESI, SESC – Qual a diferença?

Os cursos estão divididos em eixos tecnológicos, de acordo com a classificação do MEC (Ambiente e Saúde Gestão e Negócios, Infraestrutura, Produção Industrial, Turismo e Lazer, etc.). Todos estes cursos precisam ser reconhecidos pelo ministério e oferecem também as disciplinas comuns do ensino médio, como Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.

cursos técnicos

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos mais concorridos no Brasil, na média dos Estados, são: Administração, Informática, Segurança no Trabalho, Enfermagem, Informática, Radiologia, Mecânica, Gestão Comercial, Agropecuária, Eletromecânica, Eletrotécnica e Eletrônica.

Para o reconhecimento de cursos técnicos, o MEC exige uma série de instalações nas escolas, como bibliotecas e laboratórios de ciências e de informática. O ministério também estabelece a carga mínima de horas a ser cumprida e supervisiona regularmente as instituições de ensino, diretamente ou através das secretarias municipais e estaduais de educação.

+ Confira: Lista de Cursos Técnicos que Garantem Bons Salários

cursos profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes

Já os cursos profissionalizantes são incluídos na categoria de “cursos livres”: eles não precisam de autorização nem de supervisão do MEC, não têm carga horária pré-definida, os professores não precisam ter nível superior (podem inclusive ser apenas profissionais do ramo) e há opções exclusivamente pela internet. As escolas definem os critérios de assiduidade e as formas de avaliação. São cursos rápidos, com duração média entre quatro e seis meses.

Mesmo assim, são muito procurados. Os cursos profissionalizantes se destinam àqueles que querem obter capacitação profissional, seja por estarem ingressando no mercado de trabalho, seja porque aspiram obter uma nova carreira (mais rentável ou agradável), e também para os profissionais que desejam ampliar seu leque de habilidades.

Os cursos profissionalizantes também ampliam as qualificações de qualquer profissional, com cursos de idiomas, informática básica, oratória, etc.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

7 comentários em “Curso Técnico ou Profissionalizante: Qual Escolher?

  1. Gostaria de saber se há possibilidades de fazer curso Técnico em Segurança do Trabalho à distância online.Qual seria o tempo? O que deverá ser pago? Grato pela Atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *