Curso Técnico de Mecânica Automotiva

Com a constante modernização do mercado de trabalho, muitas profissões que antes eram necessários somente adquirir o aprendizado dos pais ou amigos de bairro, agora é fundamental a especialização em cursos oferecidos em diversos órgãos de ensino e um destes casos ocorreu na área da mecânica, com o novo curso de Técnico de Mecânica Automotiva.

Antigamente bastava somente começar a trabalhar em uma oficina mecânica e já se aprendia muitos conceitos sobre manutenção mecânica. Atualmente este tipo de aprendizado já não é o suficiente, pois os veículos estão com tecnologias muito avançadas, como injeção eletrônica, funções automáticas, além de vários itens que são acrescentados conforme a modernização dos veículos.

tecnico mecanica automotiva



Profissão de Técnico de Mecânica Automotiva

O Técnico de Mecânica Automotiva desenvolverá diversas capacidades, ou seja, não irá somente fazer um simples conserto, vai elaborar diversos projetos para o bom funcionamento dos veículos, principalmente nas áreas eletro-eletrônico e mecânica. Além disso, vai desenvolver diversos trabalhos em equipe, pois será capacitado para gerir projetos de manutenção mecânica com o objetivo de procurar melhores soluções para diversos tipos de problemas de manutenção automotiva.

O maior desafio para este tipo de profissional é criar um senso crítico em relação a algum tipo de problema que aconteça em algum projeto mecânico ou na resolução de problemas, ou seja, discutir diversos aspectos de envolvem o projeto, como o material a ser utilizados, custos ao desenvolver o trabalho, prazos, exigências dos clientes, enfim, tudo que envolve um trabalho na área de mecânica.

O Técnico de Mecânica Automotiva deve ser um profissional que sempre tem que se atualizar, não se limite somente ao ensinamento oferecido nos cursos tradicionais, pois ente nicho de mercado está sempre em avanço e em plena expansão, pois profissionais qualificados são sempre procurados e recebem os melhores salários.

+ Quem leu esse artigo, também leu:

O profissional do mercado atual não pode se prender somente a resolver o problema de imediato, é fundamental dar todo o apoio para o cliente na resolução do problema, deve estar atento ao pós-atendimento, ou seja, caso faça um bom trabalho e se preocupe com o cliente depois de resolver o problema, com relação ao bom atendimento, pois isso aumenta e muito as chances do cliente voltar.

As instituições que oferecem cursos tradicionais e de qualidade para se tornar um Técnico de Mecânica Automotiva são o SENAI, CIMATEC e SETREM e para fazer este tipo de curso basta somente possuir o ensino médio.

Não basta somente saber consertar um veículo, é necessário saber gerir um projeto, um grupo, no caso de grandes empresas, além de se atualizar constantemente, essas são as exigências para se tornar um Técnico de Mecânica Automotiva.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *