Curso Técnico de Informática Grátis

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos // Curso Técnico de Informática Grátis

Com um curso técnico em informática, o aluno obtém uma profissão cada vez mais em expansão.

O curso técnico em informática – cujo certificado equivale ao de nível médio, inclusive para continuidade dos estudos em nível superior – tem por objetivo formar profissionais para o desenvolvimento de programas de computador, de acordo com especificações da lógica e das linguagens de programação. Para tanto, utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, bancos de dados e sistemas operacionais.

O trabalho continua na avaliação e atualização dos softwares e também na manutenção de computadores – desde o micro doméstico usado em pequenas atividades cotidianas até a instalação, conservação e reparo de redes intranet, além do desenvolvimento de sites para profissionais autônomos e para pequenas, médias e grandes empresas.

Publicidade

O técnico em informática deve conhecer tanto a instalação física dos computadores – o hardware – até as especificações dos mais diversos programas; afinal, muitos usuários utilizam o equipamento apenas nos momentos de lazer, nas grandes batalhas, corridas e construções virtuais dos jogos eletrônicos.

curso técnico de computador

Mercado de Trabalho para Técnicos de Informática

É bastante amplo: o técnico em informática pode trabalhar em empresas de tecnologia, auxiliando a instalação e operação de micros e redes, desenvolvimento e manutenção de programas de computador e de sites e em centros de processamento de dados, provedores de acesso à internet.

O profissional pode atuar também como autônomo, montando e configurando micros para residências e pequenos clientes, dando manutenção em domicílio, instalando ou substituindo peças no computador (para aumentar a memória, a capacidade de armazenamento de dados, etc.) e também como consultor.

técnico de computador

Curso Técnico de Informática

O curso técnico em informática tem como pré-requisitos a conclusão do 1º ano do ensino médio e conhecimentos do Windows, como gerenciamento de arquivos e pastas e instalação e desinstalação de programas. Noções básicas de softwares de edição de textos, planilhas, bancos de dados e apresentações são bem vindos.

É importante que o estudante esteja sempre ampliando seus conhecimentos na área. Para isto, existem cursos online (vários deles gratuitos) que contemplam as diversas áreas da informática.

O curso segue metodologia essencialmente prática; os alunos desenvolvem projetos práticos de informática, que promovem a análise dos problemas, diagnósticos, soluções de problemas e sugestões de atualizações para melhorar o desempenho dos equipamentos.

Muitas escolas públicas e privadas oferecem o curso técnico em informática; nas particulares, é possível pleitear uma bolsa de estudos através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – mantido pelo governo federal. Para maiores informações, consulte o site www.pronatec.mec.gov.br ou acesse nosso artigo: PRONATEC 2014 – Cursos, Inscrições e Informações

SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferecem o curso técnico em informática modulado; assim, após a conclusão do primeiro módulo, o estudante já recebe certificação para operação e manutenção de computadores, o que pode significar a aceleração na inserção no mercado de trabalho.

A carga horária mínima do curso é de 1.000 horas. O Ministério da Educação sugere que os cursos técnicos em informática abordem lógica e linguagens de programação, sistemas operacionais, hardware, banco de dados e interpretação de especificações dos sistemas computacionais. O MEC recomenda que as escolas mantenham bibliotecas com acervo atualizado e laboratório de informática com programas específicos.

A evolução tecnológica é uma realidade e não há como fugir. O computador e a internet se tornaram parte imprescindível no dia-a-dia do homem moderno, que as utiliza tanto para o trabalho quanto para o lazer. E nesse panorama o Técnico de Informática é uma figura importantíssima para que toda essa tecnologia informatizada esteja funcional para facilitar a vida das pessoas.

Curso de Técnico de Informática

Curso Técnico de Informática

O Curso de Técnico de Informática é muito abrangente e visa formar um profissional polivalente. Tendo competência para atuar tanto na parte de hardware, software, redes e internet. Ao fim do curso o aluno deverá estar apto a montar e configurar computadores, fazer manutenção preventiva e corretiva, montar e configurar uma rede de computadores wireless (sem fio) e cabeada, ter noções de programação, desenvolvimento de web sites e conhecimento avançado em softwares indispensáveis e sistemas operacionais.

Esse profissional também conta com noções de gestão de projetos para estar apto a desenvolver e executar projetos individuais ou em equipe.
O Curso Tecnico de Informatica é voltado para pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos em varias áreas da informática, tendo assim um conhecimento abrangente do funcionamento de computadores e suas conexões de rede e internet.

É uma profissão em evidencia, pois praticamente todas as empresas possuem uma rede de computadores, seja ela grande, média ou pequena. Não importa também a área de atuação da mesma, pois não só empresas de informática utilizam essas tecnologias. Ela é essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento num mundo globalizado.

E assim o Técnico de Informática é fundamental para instalação de computadores, sua configuração personalizada de acordo com necessidade da empresa, instalação da rede e acesso a internet. E após tudo isso ainda será necessário para garantir que tudo funcione de forma a evitar a perda de informações e a paralização do trabalho na companhia.

Vale lembrar que a constante qualificação é fundamental para que o profissional esteja em sintonia com a constante evolução tecnológica e assim tenha sua empregabilidade garantida.

+ Confira também: Profissões que Não Exigem Ensino Superior, com Bons Salários



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

9 Comentários sobre "Curso Técnico de Informática Grátis"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Cosmo B. Miranda disse:

    Muito bom, mas necessito de maiores informações.

  2. emyla may disse:

    Gostaria de fazer a inscrição.

  3. paula santos de lesus disse:

    preciso muito de um curso de informatica é urgente me ajuda por favor, porque não tem como eu sair de casa e fazer fora então eu faço em casa.

  4. Josiane disse:

    Gostei desse curso, vou me matricular, obrigada.

  5. Julyana Sanches disse:

    obrigada me ajudou bastante a entender melhor esse curso

  6. Joice Santos disse:

    Gostaria muito de saber maiores informações.

  7. Felipe Santos disse:

    Ótimo resumo sobre o curso, me ajudou muito. Obrigado espero que continuem assim. Abraços

  8. Ana disse:

    o que é preciso para o fazer?

  9. Rivaildo disse:

    Como Faço pra fazer esse curso ? me expliquem quero fazer é Grátis mesmo ? e paga o certificado ?

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...