Curso Técnico de Estética: Como é a Profissão de Esteticista

Um técnico em estética é o profissional de saúde que realiza procedimentos estéticos faciais e corporais com o objetivo de prevenir, manter e recuperar a saúde e o bem-estar da pele. Ele possui um papel fundamental para que este objetivo se cumpra e pode atuar em parceria com dermatologistas.

O objetivo do curso técnico em estética é capacitar os alunos para que eles possam avaliar as condições da pele de cada paciente e selecionar o tratamento e procedimento estético, facial e corporal adequado para cada quadro. Além disso, os futuros profissionais também aprendem noções básicas de empreendedorismo para que possam abrir suas próprias clínicas.

Curso Técnico de Estética

curso técnico de estética



Geralmente, as instituições que oferecem este curso buscam por profissionais experientes para ministrarem as aulas e propiciarem vivência aos alunos, simulando situações reais que eles encontrarão no dia a dia da profissão. Tudo isso para formar profissionais prontos e preparados.

+ Confira: Curso de Esteticista – Cursos de Estética com Certificado

Para cumprir com os objetivos acima, as instituições costumam dividir a grade curricular em dois módulos: um prático/teórico sobre a profissão de técnico em estética em si e um módulo empreendedor que ensina os profissionais a abrirem suas próprias clínicas e manterem o negócio próspero.

Atuação do esteticista no mercado de trabalho?

O recém-formado esteticista pode atuar em clínicas de terceiros ou mesmo na sua própria, podendo atender inclusive em domicílio. Outros locais onde ele pode atuar são institutos de estética e beleza, clínicas médicas, hotéis, spas, academias e outros serviços de saúde e bem-estar.

Para formar profissionais aptos e atuarem neste mercado, os cursos capacitam os alunos para desempenhar algumas funções específicas. Uma delas é ensinar os alunos a adotarem procedimentos de higiene e profilaxia dos instrumentais, equipamentos e ambientes de trabalho. Este passo é importante para respeitar o meio ambiente e a legislação e as normas que regem a prestação dos serviços de saúde.

Profissão Esteticista

esteticista

Outro ponto importante ensinado no curso técnico em estética é a elaboração de protocolos de atendimentos estéticos faciais e corporais levando em conta análises de diversos aspectos diferentes, como hábitos nutricionais do paciente, aspectos anatômicos e fisiológicos.

Os alunos também aprendem a selecionar e aplicar novas tecnologias, técnicas e produtos cosméticos com base no quadro, histórico, tipo de pele e sintomas do paciente, além de orientações para a importância de se ter cuidados com a pele e hábitos saudáveis, como boa alimentação e bom uso dos cosméticos. Tudo para garantir um atendimento de qualidade e o bem-estar do paciente.

Temos um site parceiro com excelentes dicas de como cuidar da pele, além disso abordamos informações sobre como hidratar, dicas de peeling, e modo correto de fazer esfoliação de pele, tudo isso gratuito, através de receitas caseiras e indicações de produtos de qualidade para melhorias de sua pele. Para visitar acesse: www.cuidardapele.net

Por fim, o esteticista formado em um curso técnico também sai preparado para promover campanhas de orientação, conscientização e promoção sobre a importância da saúde da pele e os riscos que não dar atenção a ela pode trazer.

Escolhendo um bom curso técnico em estética, é possível sair bem preparado e trilhar uma carreira de sucesso nesta área.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *