Curso para se Tornar Ator ou Atriz da Rede Globo

Não existe uma formação específica obrigatória, mas a Rede Globo mantém oficinas para formar atores.

E não são só atores. A Rede Globo também oficinas de produção de arte, figurino e cenografia. São boas oportunidades para bacharéis em Moda, Desenho Industrial, Artes Plásticas, História, Arquitetura, Cenografia, etc. No entanto, a grande procura é de candidatos a se tornarem grandes atores – quem sabe, estrelas da “Vênus Platinada”.

Publicidade



Curso para se Tornar Ator ou Atriz da Rede Globo

trabalhar na globo

A Rede Globo é uma emissora de TV brasileira fundada em 1965, com sede no Rio de Janeiro. A audiência, considerando os espectadores residentes em outros países, chega a 150 milhões diariamente. É a segunda maior TV comercial do mundo, atrás apenas da ABC (American Broadcasting Company), dos EUA, e uma das maiores produtoras de telenovelas do mundo. Tornar-se um ator da Rede Globo é abrir uma janela para o mundo.


A prova disto é a carreira de alguns artistas em Hollywood, a Meca dos atores. Sônia Braga, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Morena Baccarin e Bruno Campos são exemplos de artistas que deixaram o Jardim Botânico – sede da Rede Globo – e se projetaram para o mundo.

As oficinas de formação para atores e atrizes da Globo

Em geral, as oficinas para formação de atores da Rede Globo abrem as inscrições entre janeiro e fevereiro de cada ano. Os interessados devem acessar a página www.talentostvglobo.com.br e cadastrar o currículo. Os candidatos a possíveis estrelas precisam ter alguma experiência no palco ou à frente de câmeras.

Para se tornar um ator da Rede Globo, é necessário ter um registro na DRT – Delegacia Regional de Trabalho –, um selo para atuar profissionalmente na área, obtido no Sindicato dos Artistas. É preciso ter um Atestado de Capacitação Profissional, que pode ser obtido com um curso de formação de atores – o caminho mais indicado –, ou por meio de comprovação de trabalhos realizados na área artística.

+ Curiosidade: Quanto Custa uma Novela da Globo e seus Comerciais

Há cursos livres para a formação de atores (inclusive online), técnicos e de nível superior: Artes Cênicas ou Artes Dramáticas, que também qualificam radialistas, locutores, fotógrafos, editores de audiovisual, bailarinos, cantores, modelos e diretores.

globo, projac e novelas

Onde fazer um curso de teatro para trabalhar na Globo?

A Rede Globo mantém um banco de atores, com o perfil e as principais características de cada profissional formado em suas oficinas ou indicado por produtoras de cinema, teatro e TV. O cadastro também pode ser feito pessoalmente, em São Paulo ou no Rio de Janeiro, às segundas-feiras, das 15h às 19h.

Para o cadastro, é necessário levar foto 3×4 colorida, currículo atualizado e gravações de alguns trabalhos em DVD. O chamado da Rede Globo não é necessariamente para telenovelas e seriados: os atores podem ser escalados para atuar em material de acervo. Os endereços são os seguintes:

  • Rio de Janeiro: Estrada dos Bandeirantes, 6.700 – PA 14, Portaria 4, Jacarepaguá;
  • São Paulo: Avenida Chucri Zaidan, 46, Vila Cordeiro.

Quem não mora nestas cidades (ou não pode se deslocar até elas) não precisa se preocupar: a Rede Globo mantém caçadores de talentos nas principais cidades do país. É importante lembrar que a emissora não cobra nenhuma taxa para os testes.

Menores de 16 anos não podem se cadastrar diretamente. Quando a Globo precisa de crianças ou adolescentes para as suas produções, o contato é realizado através de agências de modelos ou de atores. Portanto, é importante manter o portfólio atualizado nestas agências.

Quanto ganha os atores e atrizes da Globo?

atores da globo e seus salário

Confira a lista completa de salários: Quanto ganha um ator e atriz da Globo?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso para se Tornar Ator ou Atriz da Rede Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *