Curso para Aprender Controlar suas Finanças

Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, cerca de 69% dos brasileiros não poupa dinheiro. Tal percentual pode ser explicado, principalmente, pelos gastos excessivos, desnecessários e descontrolados. Gastar conscientemente ainda não é um dom do brasileiro. Por isso, apostar em cursos que facilitem as ações do dia a dia neste assunto é uma das saídas mais recomendadas e acertadas.

A FGV – Fundação Getúlio Vargas – disponibiliza através de sua plataforma virtual o curso básico de Como Gastar Conscientemente. Em apenas 8 horas/aula de curso, o interessado entende como definir as reais necessidades de compra e como optar entre compras à vista e à prazo. Além disso, o conteúdo ajuda o aluno a saber se consumir com excesso realmente traz felicidade à ele.

curso aprenda a gastar seu dinheiro



Curso “Como Gastar Conscientemente” da FGV

As aulas são ministradas em ambientes totalmente virtuais, por meio de vídeos, slides e assistentes animados. Uma info interessante é que, antes de iniciar o conteúdo – de fato – o sistema disponibiliza um simples teste contendo 10 questões objetivas, o qual informará qual o perfil financeiro do aluno. Com essa informação, é possível delinear estratégias financeiras ideais e que estejam de acordo com o tipo de perfil.

Não há pré-requisitos para ingressar no curso e a matrícula pode ser realizada em qualquer época do ano. A não-necessidade de cadastro também é um fator positivo. Entretanto, quem optar por finalizar o cadastro completo poderá, ao final dos módulos, ter acesso à um certificado de conclusão: para conseguir é documento é necessário participar de um teste, onde somente terão acesso à declaração alunos que obtiveram média maior do que 7,0.

Para iniciar os estudos, basta acessar a página do curso e clicar na opção “Inscreva-se”. A seguior, basta realizar o cadastro ou – caso desejea – iniciar o curso sem o cadastro dos dados pessoais.

como economizar

Dicas de Como Aprender Controlar suas Finanças

Apesar de o curso oferecer todos os tópicos necessários para se formar um “bom gastador”, é prciso aplicar algumas dicas práticas no dia a dia. Confira algumas dicas de comno gastar com mais consciência e não comprometer seu orçamento mensal:

1. Faça uma lista reunindo os gastos necessários. Restrinja o seu consumo aos tópicos desta lista.

2. Prefira sempre os pagamentos à vista e à dinheiro. Além da possibilidade de obter um bom desconto com esta modalidade de pagamento, você evita possíveis gastos extras com taxas e juros do cartão, além de não “empurrar” os gastos para o mês seguinte.

3. Reutilize os produtos que já tem em casa. Analise todos os itens que você já possui, antes de pensar em comprar novos. Uma boa dica é reaproveitar os brinquedos, roupas e calçados dos filhos, do mais velho para o mais novo!

4. Anote pequenos gastos, mesmo que seja apenas um cafézinho. Estes valores menores, quando juntos no final do mês, comprometem uma boa parte do orçamento. Sabendo exatamente quando e onde você gasta, fica mais fácil controlar o dinheiro.

como poupar

curso de finanças pessoais


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *