Curso Decoração de Ambientes

Para melhorar a aparência da própria casa ou para investir em uma nova carreira, o curso de decoração de ambientes é uma boa opção.

Algumas pessoas têm naturalmente o dom de revitalizar salas e quartos com pequenos toques: o revestimento de uma parede, a mudança da posição de alguns móveis, a instalação de uma luminária. A maioria, no entanto, precisa aprender algumas técnicas para se destacar na decoração de ambientes. Existem cursos rápidos, presenciais e online, mas a aprendizagem pode ser bem longa: o design de interiores é (inclusive) uma especialização para os graduados em Arquitetura e Urbanismo.

Para fazer a decoração de ambientes, não basta apenas ter bom gosto: é preciso aproveitar a iluminação natural do ambiente para realçar móveis e acessórios, garantir a boa ventilação, a funcionalidade (ser bonito apenas não é suficiente), ajudar a prevenir acidentes com crianças, idosos e, claro, respeitar as vontades e desejos do cliente. Por isto, um bom curso de design de interiores deve abordar, além das questões técnicas, noções aprofundadas sobre inter-relacionamento pessoal.

Publicidade

Onde Fazer o Curso Decoração de Ambientes

Vários sites oferecem diversas técnicas de decoração de ambientes: pintura, disposição de móveis, iluminação, pesquisa de materiais e muitas outras estão disponíveis em vídeos e textos passo a passo. Quem pretende se profissionalizar na área precisa conhecer muitas opções para seus clientes; uma vez formada a clientela, sempre é possível se especializar em técnicas específicas, mas, para ingressar no mercado, é preciso estar disposto a desenvolver várias tarefas, mesmo que não satisfaçam ao gosto pessoal: o decorador pode não gostar de roxo, mas, se este for o tom predileto do cliente, é preciso desenvolver propostas com a cor.

O designer de interiores pode orientar (por exemplo, dizendo que o roxo vai provocar sensação de redução de espaço no cômodo), mas sempre respeitar as vontades de quem está pagando a conta: afinal, é ele quem irá passar muitas horas na sala, quarto ou escritório, e pode até se arrepender das escolhas e lembrar-se dos conselhos dados (em nosso exemplo, trocar o roxo por um tom lilás mais claro) e voltar a solicitar os serviços profissionais. Nenhum prestador de serviços precisa seguir a máxima “o cliente sempre tem razão”, mas deve ter tato e muita paciência para orientar os clientes.

decoração de ambientes

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – oferece dois cursos de decoração de ambientes: um é livre, sem pré-requisitos (mas a entidade sugere idade mínima de 16 anos e ensino fundamental). É um curso bastante rápido, de apenas 54 horas de aula. É preciso acompanhar o site do SENAC (o endereço varia de Estado para Estado) para verificar a abertura de novas turmas, conteúdo curricular, preços e condições mínimas para concorrer a bolsas de estudos.

A mesma instituição mantém um curso técnico de decoração de ambientes, com duração de 800 horas. É preciso ter concluído o 1º ano do nível médio para se matricular. Os dois cursos são presenciais e podem ser complementados com o aprendizado de muitas técnicas. O SENAC oferece aulas de gestão, empreendedorismo, atendimento, encantamento do cliente, etc.

A evolução da arquitetura tem gerado imóveis cada vez mais modernos e estilizados. Independente do tamanho da área construída é necessário que o ambiente seja agradável e funcional.
E cabe justamente o decorador de ambientes a função de aproveitar ao máximo o espaço disponível e aplicar seu conhecimento e criatividade para harmonizar os ambientes.

Curso Decoração de Ambientes

Curso Decoração de Ambientes

No Curso de Decoração de Ambientes o aluno aprenderá a desenvolver e interpretar Layouts dos mais diversos ambientes residenciais, comerciais, industriais, entre outros; sugerir e cotar materiais de acabamento, contratar e orientar mão-de-obra especializada. Sempre visando o melhor custo-benefício.

Terá conhecimento sobre os diversos materiais imobiliários no âmbito da construção, acabamento, decoração, cálculos financeiros e noções de gestão de projetos.

Após concluir o Curso de Decoração de Ambientes o profissional estará as portas de um mercado consolidado e de alto nível que necessita de profissionais competentes. O grande diferencial nessa área é justamente saber identificar o perfil do cliente para lhe proporcionar um resultado satisfatório não tendo em vista apenas o baixo custo e sim um equilíbrio priorizando a qualidade. O curso pode ser Livre, Técnico ou Superior.

Decoração de Interiores

Várias instituições oferecem o curso nas modalidades presencial ou à distância e é possível baixar muito de decoração de ambientes gratis na internet.
Profissionais que se destacam e conseguem ingressar no nicho de luxo conseguem obter uma remuneração bastante alta.

O Decorador de Ambientes necessita estar em constante contato com as novidades do setor, pois seus clientes certamente irão lhe solicitar sempre as mais novas tendências. Podendo trabalhar em projetos de decoração de casa, decoração de pequenos ambientes, decoração de sala, decoração de interiores, exteriores, salas comerciais e residenciais.

Devido a isso terá que consultar conteúdo atual em revistas especializadas e/ou artigos na internet, também é possível analisar fotos de decoração para se ter uma base melhor do que o cliente está solicitando.
Esse curso é indicado para pessoas criativas que tenham afinidade com desenho e busquem grandes desafios diários.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

28 comentários em “Curso Decoração de Ambientes

  1. Gostaria muito de ficar mais por dentro do curso gratis de DECORAÇAO porque ja faço ascessorios e que alguns sao criados por mim .

  2. Quero muito fazer um curso de decoraçao de interiores, sou apaixonada por decoraçao de casa , já trabalho há 5 anos como curtineira e estofadora gostaria muito de aprimora os meus conhecimentos.

  3. olá gostaria muito de fazer também este curso pois amo decoração porem no momento não tenho condições em pagar um curso. Desde já obrigada pela oportunidade.

  4. Estou interessada em fazer este curso, quero saber se e serio se tem certificado e se realmente e gratuito e quanto tempo de duração.Aguardo atenciosamente uma resposta. Agradeço até p momento.

  5. Gostaria muito de ganhar essa oportunidade de realizar um sonho, que é esse curso de decoração.
    Tenho muita vontade de trabalhar nessa área.

  6. gostaria de fazer um curs gratuito decoração, pois jatrabalho com isso, faço curtinas tenho criatividade mas precis de ms informações.. mais de tecnicas e aprfeiçoar minhas criatividade

  7. Bom dia gostaria muito de pode participar do curso de decoração por se trata de um gramde objetivo pessoal.Tem 55 anos e este grande feito será uma transformação na minha vida.Muito grata.Angela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>