Curso de Topografia RJ, SP, Online e SENAI – Informações

A topografia é fundamental para obras de todos os tipos. Existem cursos técnicos e livres.

Topografia é uma palavra que vem do grego e significa “descrição de uma região”. O curso técnico engloba topografia e agrimensura e forma profissionais habilitados a desenvolver atividades com o uso de geomapeamento e tecnologias espaciais, como medição de terrenos, cálculos de cortes e aterros, análise e processamentos dos dados do campo. Softwares como o AutoCAD são muito frequentes no dia a dia dos topógrafos. Diversas escolas técnicas (inclusive públicas) oferecem o curso de topografia, que faz parte do eixo tecnológico de Infraestrutura.

Já os cursos livres são indicados para estudantes e profissionais do setor de construção civil, como engenheiros e arquitetos. São cursos mais rápidos, entre três e seis meses de duração. Algumas escolas virtuais oferecem o curso de topografia online.



Curso de Topografia

topografia

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece, em diversas de suas unidades, o curso técnico em edificações e também o curso de auxiliar de topografia, este último gratuito. É preciso ter idade mínima de 16 e máxima de 24 anos e ensino fundamental completo. É preciso consultar o site (o endereço varia de Estado para Estado) para verificar a abertura das inscrições.

O que se Aprende no Curso de Topografia?

No curso de topografia, os alunos aprendem sistemas de coordenadas, superfícies de referência, modelos (esférico, elipsoidal, plano e geoidal), classificação dos erros de observação, unidades de medida, trigonometria, principais escalas e suas aplicações, execução de levantamentos topográficos, medição de distâncias, piquetes, estacas e balizas, taqueometria, ângulos horizontais e verticais, estações totais, declinação magnética, planimetria, plantas, mapas gerais, simbologia cartográfica, escalas, sistema de posicionamento global (GPS), estação total, topografia de cavernas, desmoronamentos, nivelamento trigonométrico e traçado de perfis e seções transversais.

O Ministério da Educação recomenda que, para o curso de topografia e agrimensura, as escolas técnicas (nível de ensino médio) sejam equipadas com biblioteca especializada e laboratórios de informática (com programas atualizados), de desenho, de fotogrametria, de geoprocessamento e de topografia.

curso de topografia

Mercado de Trabalho para Topógrafo

O topógrafo é o profissional encarregado de levantar os elementos existentes em qualquer terreno, antes de uma construção. Ele faz um mapa com a posição exata de cada um destes elementos. Com isto, o projetista pode dimensionar a obra, definindo as necessidades com relação a terraplenagem, fundações, muros, paredes, etc.

Portanto, a atuação do topógrafo é uma condição fundamental para qualquer construção. Ele pode trabalhar em empresas públicas e privadas, no saneamento básico, construção civil, telecomunicações, rodovias, ferrovias e linhas de metrô e institutos de pesquisa.

Calcula-se que haja dez mil topógrafos em atividade, o que demonstra a carência destes profissionais no mercado. O salário inicial de um auxiliar de topografia é de R$ 1.000 mensais. O técnico ganha cerca de R$ 3.500 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso de Topografia RJ, SP, Online e SENAI – Informações

  1. Olá boa tarde, eu gostaria de saber como eu faço para me inscrever no curso on-line grátis de Topografia. Eu queria saber qual o site diretamente para eu me inscrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *