Curso de Teclado Online Gratuitos para Iniciantes

Cursos Gratuitos // Cursos de Instrumentos, Cursos Gratuitos // Curso de Teclado Online Gratuitos para Iniciantes



Existem cursos de teclado grátis e também apenas para um período de testes. Fique atento.

O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua versatilidade: ao lado do violão, é um excelente instrumento para solo e para acompanhamento de um cantor. Com este instrumento, pode-se dispensar o acompanhamento de outros componentes de uma banda de garagem, como a bateria, guitarra, contrabaixo, etc.

Existem quatro tipos de teclados: sintetizadores (que simulam arranjos e andamentos, os mais usados em apresentações de amadores e profissionais), teclados com acompanhamento automático (que simulam a execução de outros instrumentos, muito usados por iniciantes e artistas solo), workstations (teclados sendo tocados sincronizadamente), pianos digitais e controladores (que pode ser conectado a um computador para reproduzir músicas armazenadas).

Curso de Teclado

Publicidade

Tocar teclado é relativamente fácil. Com algumas aulas, já é possível executar algumas músicas e, como o teclado é um instrumento eletrônico, não é preciso preocupar-se com a afinação, já que, ao contrário do piano, em que foi inspirado, o teclado não utiliza cordas.

Para quem quer obter belos acordes no teclado, a internet oferece várias opções. Algumas delas garantem um curso completo, em que os alunos – mesmo os que não têm as noções mais elementares – conseguem dominar o instrumento. É preciso, no entanto, levar em conta duas questões: muitas ofertas gratuitas apresentam apenas o básico do básico: são amostras grátis, e as aulas seguintes devem ser pagas.

É importante verificar também as avaliações de ex-alunos. Muitas pessoas experimentam cursos online de teclado – entre outras opções oferecidas pela net – e postam comentários. Em outros sites, a classificação se dá em estrelas, como na hotelaria. Os sites Ziggi e Youtube (www.youtube.com) utilizam este critério.

Antes de baixar um curso de teclado – ou qualquer outro aplicativo –, é preciso verificar as configurações mínimas necessárias do computador: sistema operacional (as várias versões de Windows e Mac), espaço que será ocupado no disco rígido e a memória virtual necessária. A velocidade da conexão com a internet também deve ser checada.

Não existe nada mais desestimulante do que tentar estudar online e as aulas e exercícios são carregados muito lentamente. No caso de aulas de música, pode ser impossibilitante, se os vídeos sofrerem muitas falhas e pausas.

Outro fator a ser analisado é o próprio dom artístico de quem se propõe a aprender. Pode ser que as habilidades necessárias para o teclado não estejam presentes: é preciso avaliar bem e, para isto, nada melhor do que o autoconhecimento, para saber até onde ir.

Outro ponto importante é a dedicação. Não basta apenas assistir a algumas videoaulas para sair tocando músicas: é preciso reservar tempo para os treinos, que devem ser preferencialmente diários e ocupar, cada um, ao menos uma hora. Sem isto, por melhor que seja o curso escolhido, nenhum resultado será colhido.

Teclado

Curso de Teclado para Iniciantes

Há vídeos disponíveis na internet com a introdução ao teclado, leitura de partituras e cifras, treinamento da mão esquerda (especial para destros, a maioria da população), a melhor postura, execução com as duas mãos e treinamentos para aumentar a velocidade. São aulas rápidas e práticas. O YouTube oferece diversas opções.

Para melhorar os ensaios, também é possível observar a execução de melodias e fazer o download das partituras das mesmas. Aproximando o teclado do monitor, é possível fazer um bom treinamento e aperfeiçoar tanto o acompanhamento quanto o solo.

Para estudantes de nível intermediário

Arranjos e ritmos são os principais temas abordados nestes cursos. Variações diatônicas, dominantes e cromáticas dos acordes, inversões, arranjos em harmonia e em harpejos, além da progressão harmônica em vários ritmos, inclusive samba, bossa nova e salsa, são oferecidos em alguns cursos virtuais.

No entanto, a maioria deles só oferece uma degustação: entre duas e cinco aulas, após o que o aluno deve pagar uma taxa de matrícula. Vários sites informam que, ao contrário das aulas ofertadas como teste, as seguintes são apresentadas em alta resolução. Mais uma vez, é preciso verificar a avaliação de ex-alunos.

Para se especializar

Quem obtém um bom rendimento nos cursos de teclado grátis pode prosseguir os estudos em conservatórios e faculdades de Música, conseguindo dominar o instrumento e ampliando seus conhecimentos, em áreas como composição de regência, por exemplo.

Talvez, o que começa com um simples hobby possa ser um início profissional muito promissor. Quem está se inscrevendo hoje num curso de teclado por ser uma “estrela que nasce”, do Brasil para o mundo.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos de Instrumentos, Cursos Gratuitos , curso de teclado para iniciantes pdf
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...