Curso de Socorrista


O curso de socorrista é útil também para leigos que querem obter noções básicas sobre como se comportar em situações de urgência e emergência médicas, especialmente para quem trabalha na área de saúde. Este é um curso rápido, geralmente de quatro a cinco horas de duração, cujo objetivo é também formar agentes multiplicadores, para evitar o agravo de traumas em acidentes domésticos e de trânsito. Existem opções presenciais e online.

Quem pretende se especializar como socorrista deve ampliar a formação. É preciso fazer mais alguns cursos. O primeiro deles é o curso de trauma abdominal, cuja carga horária é semelhante à do curso básico. Com estes pré-requisitos, chega o momento da matrícula no curso para socorristas em geral (com carga horária mais extensa), que aborda temas como anestesia local e regional, sedação, avaliação inicial do paciente, massagem cardiorrespiratória e traumatismo crânio-encefálico.

Curso de Socorrista

Publicidade




Curso de Socorrista

Para obter o registro profissional, é preciso matricular-se em cursos de socorrista (que devem ter inscrição no Ministério da Saúde) com ao menos 280 horas de aula, geralmente ministradas em oito meses. O currículo é extenso: inclui a apresentação do material e equipamentos do atendimento pré-hospitalar (APH), anatomia e fisiologia, saúde ocupacional, aspectos éticos e legais, sinais e diagnósticos, abordagens primária e secundária, desobstrução das vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, uso do desfibrilador (DEA), ferimentos, hemorragias e choques, uso de bandagens, técnicas de imobilização, emergências pediátricas, geriátricas e obstétricas, radiocomunicação, resgate veicular e aéreo.

As aulas do curso de socorrista são teóricas e práticas e também há atividades em campos de treinamento, para o aprendizado das técnicas em zonas rurais, florestas e matas. Antes de obter o certificado, é preciso cumprir estágios em ambulâncias e hospitais. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e ter o curso médio completo (ou com o 3º ano em curso). As mensalidades giram em torno de R$ 250 e no valor estão incluídos uniformes e material didático.

Público alvo do curso de socorrista

O curso de socorrista é indicado para profissionais das áreas de saúde e segurança, condutores de veículos de emergência, além de trabalhadores que desejam se qualificar. O salário inicial de um socorrista é de R$ 1.100.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso de Socorrista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>