Curso de Socorrista e Primeiros Socorros: Onde Fazer Grátis

Situações de emergência ocorrem com certa frequência. Um curso de socorrista pode indicar o que fazer.

Quando acontecem, as situações de urgência e emergência acontecem rapidamente e necessitam de intervenção rápida. Pode ser em casa, no trabalho, na rua. Quem tem um curso de socorrista pode atuar em favor da vítima e, muitas vezes, salvar vidas ou impedir que sequelas permanentes se instalem.

Mas, para obter bons resultados, é preciso dominar algumas medicas médicas e clínicas enquanto a ajuda médica não chega. São estes conhecimentos que o curso de socorrista proporciona.



O curso de socorrista – ou de atendimento pré-hospitalar – visa qualificar os alunos para realizarem os primeiros socorros em casos de acidentes, quedas e outros problemas. A realização do curso de socorrista-paramédico permite que o profissional execute, além dos atendimentos de emergência o seu trabalho em hospitais e centros de emergência, além de atuar em ambulâncias e no transporte de feridos, sempre com supervisão médica. Para estes profissionais, o salário inicial é de R$ 1.500 mensais. Alguns destes cursos são específicos para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

curso de socorrista

Curso de Socorrista e Primeiros Socorros

As metas do curso de socorrista são treinar os alunos para prevenir acidentes e prestar cuidados sempre que possível, permitir que os alunos se defendam com o uso de barreira em casos de calamidades, reduzir o estresse que sempre acompanha acidentes, traumas e lesões e utilizar os equipamentos, evitando os improvisos, sempre perigosos.

Os alunos de um curso de socorrista aprendem legislação e ética, anatomia, fisiologia, patologias dos órgãos e sistemas, cuidados primários em urgências, organização do serviço em emergências, segurança no local do acidente, equipamentos, técnicas de atendimento e transporte, socorro em locais de difícil acesso, atendimento em emergências psiquiátricas e obstétricas (partos), farmacologia e terapias alternativas nas urgências.

As atividades incluem atendimentos para problemas respiratórios e técnicas de desobstrução das vias aéreas, reanimação cardiorrespiratória, alterações do nível de consciência, crises convulsivas, dores torácicas e abdominais, reações anafiláticas, intoxicações, amputações de membros, eviscerações, cinemática nos traumas, lesões musculoesqueléticas, hemorragias, emergências pediátricas, acidentes com animais peçonhentos, choques elétricos, afogamentos e uso de desfibriladores.

A maioria dos cursos oferece atividades teóricas e práticas, inclusive durante a noite, envolvendo acidentes de trânsito nas ruas e rodovias. Em média, o curso de socorrista dura 50 horas. Os professores são médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos em segurança e psicólogos, além de socorristas experientes em emergências. O curso não exige nenhum pré-requisito (com exceção do treinamento de socorristas-paramédicos, que exige a conclusão do ensino médio).

Existem várias opções em praticamente todas as cidades brasileiras. Entre elas, o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – e o Corpo de Bombeiros estão sempre com novas turmas; o grupo de resgate Anjos do Asfalto oferece o curso de socorrista com dois plantões de estágio, totalizando 24 horas de treinamento prático em ambulâncias.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso de Socorrista e Primeiros Socorros: Onde Fazer Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *