Curso de Secretariado Escolar Gratuito com Certificado

É previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, mas existem muitos cursos livres de secretariado escolar.

Em seu eixo tecnológico “Desenvolvimento Educacional e Social”, o CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), organizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), prevê a instalação de cursos de secretariado escolar nas escolas de nível médio (antigo 2º grau). Os temas abordados são as características da vida acadêmica, registros e controles, história da educação, gestão, legislação, papel social da escola, concepções de educação, planejamento, gestão e legislação educacional, informática e atendimento ao público.

O ministério propôs carga horária mínima de 1.200 horas de aula para o curso. As escolas precisam ser equipadas com bibliotecas com acervo específico e laboratórios de informática. O técnico em secretária escolar pode atuar em escolas regulares (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e instituições de nível superior).



secretariado escolar

O que Faz um Secretariado Escolar?

O secretariadoescolar colabora ativamente com a gestão da escola, organizando os registros dos alunos e professores. A atribuição de aulas é outra de suas atividades. Em alguns casos, ele também controla a frequência dos docentes e outros funcionários, além de responder pelo estabelecimento na ausência da direção.

Cabe ao secretário escolar operacionalizar os processos de matrícula e transferência de alunos, arquivar provas e outros instrumentos de avaliação, manter atualizadas as informações sobre a vida acadêmica (notas e assiduidade), expedir históricos escolares, certificados de conclusão de curso e diplomas e providenciar a correspondência para os órgãos públicos responsáveis pela educação. Os documentos referentes à escola também precisam ser constantemente atualizados por este profissional e seus colaboradores.

O secretariado escolar ainda é responsável pelo registro em atas das reuniões técnicas e administrativas. Ele participa do calendário da escola, assumindo, com outros funcionários, a organização de festas, colações de grau e outras atividades que envolvem o corpo docente e discente. Por todas estas características (e muitas outras), a secretaria escolar é um elemento chave para o bom andamento do cotidiano escolar.

curso online de secretariado escolar

Curso de Secretariado Escolar

Pessoas não qualificadas no curso técnico também podem encontrar boas vagas de secretariado escolar no mercado. Nos chamados cursos livres, geralmente não há exigência de formação específica, apenas a conclusão do ensino médio. São escolas de idiomas, informática, capacitação e atualização profissional, computação gráfica, estética, artes, etc.

Nestes cursos (muitos deles virtuais), os futuros secretários escolares têm aulas sobre ética e cidadania, legislação trabalhista, marketing pessoal, rede de relações, empreendedorismo, estrutura e funcionamento do sistema de ensino, procedimentos administrativos (gestão, controles financeiros, arquivos físicos e eletrônicos, etc.), organização, fluxo de informações e documentos, modalidades da profissão, relações no trabalho e planejamento.

Alguns cursos de secretariado escolar, especialmente online, são bastante rápidos, com 40 ou 50 horas de duração e oferecem uma visão ampla sobre a profissão. Outros, como o que é oferecido pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – são presenciais e podem ter até 200 horas de aula. Em geral, é exigido que o candidato seja maior de 16 anos e tenha o ensino fundamental completo.

Nestas escolas, o secretário escolar é responsável, além da documentação acadêmica (como o aproveitamento dos alunos), pelo recebimento de matrículas e mensalidades, controle de inadimplência, recepção e atendimento telefônico.

+ Leia também: Cursos Técnicos Gratuitos de Formação Profissional


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Curso de Secretariado Escolar Gratuito com Certificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *