Curso de Reflexologia Podal: Onde Fazer? Como é o Curso?

É possível aliviar dores e outros sintomas com as técnicas aprendidas em um curso de reflexologia podal.

Atualmente, reflexologia podal é o termo aplicado para as massagens e pressões em pontos específicos dos pés, para o tratamento de diversas doenças. Historicamente, o método foi criado na Rússia, no final do século XIX, mas há registros de técnicas semelhantes empregadas pelos antigos chineses há pelo menos quatro mil anos.

Originalmente, no entanto, a prática curativa visava estimular não apenas os pés, mas outras regiões muito enervadas (ou canais de circulação de energia), como as mãos, cabeça e abdômen. Os cursos de reflexologia podal, em sua maioria, ensinam as técnicas para alívio de desconfortos em todas as áreas do corpo, a partir do estímulo em uma espécie de “mapa” desenhado nos membros inferiores.



Curso de Reflexologia Podal

reflexologia podal

Um curso de reflexologia podal objetiva qualificar os alunos para a aplicação das técnicas adequadas de massagem, minimizando tensões e problemas metabólicos, reativando o equilíbrio energético (esta é uma expressão da medicina tradicional chinesa, adotada e adaptada por diversas correntes médicas e fisioterapêuticas do Ocidente).

Com isto, os pacientes recuperam a sensação de bem-estar e a capacidade produtiva. Esta terapêutica tem como base o fato de que muitos distúrbios ocorrem em função do estresse e da ansiedade; a reflexologia conseguiria recuperar o equilíbrio e, com isto, a saúde integral. Trata-se de um método holístico, que trata não apenas o órgão ou tecido lesado, mas também as emoções e a espiritualidade.

Muitos cursos de reflexologia podal são livres, abertos para todos os segmentos de público, quase sempre permitindo a matrícula apenas para alunos maiores de 18 anos, recomendando-se que tenham concluído o ensino médio. Outros, porém, exigem que os candidatos participem de cursos na área da saúde (em nível técnico ou superior). É o caso do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – que oferece um curso de 24 horas.

Alguns cursos também abordam outras técnicas de reflexologia, mas boa parte dos praticantes entende que a massagem nos pés é suficiente para garantir ou recuperar a qualidade de vida. O toque, um movimento circular ou a pressão em determinado ponto seria suficiente, por exemplo, para eliminar dores de cabeça.

Como é o Curso de Podologia?

Em um curso de reflexologia podal, os alunos estudam a história e desenvolvimento das técnicas, benefícios e limitações da massagem, indicações e contraindicações, anatomia e mapa dos pés, atividades práticas, ética, legislação brasileira, postura profissional a formas de aplicação. Os habilitados podem trabalhar em clínicas, spas ou como autônomos.

Profissionais da área também podem se beneficiar com um curso de sonoterapia, que consiste na divisão do corpo em dez zonas de energia, formadas por linhas paralelas que percorrem todo o organismo (ao contrário dos meridianos chineses, que percorrem o corpo dos pés à cabeça). As técnicas empregadas às da reflexologia podal, com a diferença de que cabeça, tronco e membros são trabalhados, de acordo com as necessidades dos pacientes.

Para quem está interessado no assunto, é possível acompanhar várias aulas de reflexologia podal no Youtube (www.youtube.com). Algumas escolas presenciais e virtuais oferecem aulas gratuitas de demonstração.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *