Curso de Recrutamento e Seleção de Pessoal

Quando uma empresa começa a crescer ela logicamente necessitará de sangue novo para seu quadro de funcionários. Mas nem só de necessidades de expansão vive o processo de recrutamento e seleção de pessoal. Ele também pode ser acionado devido à grande rotatividade atual no mercado de trabalho, sendo utilizada para repor pessoal. O recrutamento pode ocorrer ainda internamente, quando se abre uma vaga para cargo importante e assim, os candidatos passam a ser atuais funcionários com potencial de crescimento. Portanto o processo de seleção dentro de uma empresa é de muita importância e precisa ser realizado com seriedade para evitar não apenas perda de dinheiro, mas também par anão interferir no bom funcionamento dos trabalhos.

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Recrutamento e Seleção de Pessoal

O Setor responsável pelas seleções e recrutamentos dentro de uma empresa é o setor de Recursos Humanos, o famoso RH. Ao contrário do que algumas pessoas pensam ainda hoje, o setor de RH não é responsável apenas por realizar o pagamento de salários, verificações de faltas e demissões. Seus trabalhos giram em torna do gerenciamento de toda a empresa e isso inclui a contratação de novas pessoas.



O processo de recrutamento de pessoal e de seleção para novas vagas pode ser realizado de dois modos: processo interno ou externo de busca. Confira como funcionam tais processos:

Seleção Interna: É aquela realizada dentro da própria empresa, normalmente para cargos de maior relevância. Buscar dentro da própria empresa funcionários com capacidade e potencial para cargos de chefia não se trata apenas de correr atrás de um trabalhador já de confiança, mas também como motivação para toda a empresa. Quando se trabalha com planos de carreira, a segurança em um crescimento profissional motiva os funcionários na hora de trabalhar, sendo benéfico não só ao trabalhador, mas também para a empresa como um todo.

+ Leia também:

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Mais informações sobre o curso de recrutamento e seleção? Acesse: www.cursogratisonline.com.br/curso-de-recrutamento-e-selecao

Recrutamento Externo

Geralmente é realizada para cargos que não representam chefia, porém não deixam de ter importância dentro da empresa, afinal, cada setor é fundamental para o bom andamento dos trabalhos e é importante se lembrar disto. Para este processo, primeiro é preciso levar em conta as necessidades que a vaga tem, para assim traçar o perfil que o candidato deverá mostrar. Uma vez traçado este perfil, vem a hora de procurar por candidatos que se enquadrem: através de jornais e sites especializados, a vaga é divulgada para que se inicie o processo de envio de currículos.

Atualmente, outro meio de comunicação que tem se destacado para divulgação de vagas são as mídias sociais, método rápido e barato para alcançar um grande número de pessoas. Um profissional de Recrutamento e Seleção irá escolher alguns dos mais semelhantes ao perfil. Antes de realizar entrevistas pessoais, é importante realizar dinâmicas de grupo, para avaliar comunicação, criatividade, atuação perante público e atuação em equipe. Só ai deve acontecer entrevistas individuais. Dinâmicas normalmente não devem contar com mais do que 20 candidatos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *