Curso de Psicopedagogia – Formação, Salário, Mercado de Trabalho

É a área de estudos voltada para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. Conheça mais sobre o curso de Psicopedagogia.

A Psicopedagogia estuda os processos de aprendizado e os eventuais transtornos e dificuldades de assimilação de crianças, jovens e adultos. Para tanto, o psicopedagogo usa os instrumento da psicologia, psicanálise, antropologia e pedagogia. O curso de Psicopedagogia forma profissionais para a intervenção no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

O psicopedagogo também pode atuar na prevenção de problemas. Com isto, auxilia na redução dos fracassos escolares e da evasão escolar – um problema grave no país. Com suas técnicas, ele procura entender a forma como o aprendizado é realizado, em um trabalho individualizado ou em grupos. O trabalho pode ser realizado em escolas, hospitais (para ajudar estudantes internados) e outras instituições de fomento à educação.



Outra forma de desenvolver o trabalho é em clínicas e consultórios públicos ou particulares, auxiliando não apenas os escolares, mas também o seu núcleo familiar, considerando os aspectos socioculturais e econômicos dos pacientes. Também pode trabalhar em projetos de inserção social, orientando atividades educacional para crianças e jovens em situação de risco.

curso de psicopedagogia

Curso de Psicopedagogia

Durante o curso de Psicopedagogia, os alunos discutem os fatores que interferem no aprendizado. É uma especialização para quem gosta muito ler: as teorias de Lev Vygotsky, Emilia Ferrero e Jean Piaget, entre outros pensadores da educação, são exaustivamente debatidas.

É preciso também conhecer a psicopedagogia e os limites da sua intervenção, com ética, normas e diretrizes apresentadas no PLC 31/2010, aprovado em 2013 pelo Congresso Nacional.

O curso aborda ainda o processo de ensino e aprendizagem, avaliação e diagnóstico psicopedagógico para crianças e jovens, abordagem do paciente (primeiro contato), técnicas de anamnese, psicologia do desenvolvimento, psicomotricidade, intervenção no raciocínio lógico matemática, aquisição da linguagem oral e escrita. É um curso interdisciplinar, com aulas teóricas e práticas.

É necessário consultar as grades curriculares dos cursos de Psicopedagogia: alguns dão maior ênfase na intervenção clínica, outros são indicados para o trabalho em hospitais ou escolas, etc. A carga horária de cerca de 550 horas/ aula.

Pós-Graduação em Psicopedagogia

O curso de Psicopedagogia é uma especialização lato sensu em quase todo o país, com exceção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferece o único curso de graduação do país na área. As demais instituições de ensino superior só aceitam candidatos que sejam bacharéis e Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social. Além destes, todos os bacharéis com licenciatura plena podem fazer o curso, para aprimorar suas técnicas e métodos em sala de aula.

Há ainda alguns cursos mais rápidos de Psicopedagogia, inclusive realizados à distância, geralmente indicados para professores, monitores, recreacionistas e para os trabalhadores da área de educação em geral.

psicopedagogia

Mercado de trabalho para psicopedagogas

O psicopedagogo pode atuar em consultórios, sozinho em uma equipe técnica que pode ser integrada por pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, etc. O objetivo é ajudar os estudantes a superar as dificuldades em aprender.

Outra boa opção é trabalhar com a educação continuada (cursos destinados a jovens e adultos que por qualquer motivo não puderam estudar na idade considerada ideal). Na orientação psicopedagógica, pode atuar tanto com os estudantes, como com o corpo docente, ajudando-os a obter melhor rendimento nas suas atividades diárias.

Algumas empresas, inclusive públicas e ONGs, contratam consultorias de psicopedagogos para melhorar o aprendizado de novas tarefas de seus empregados. Esta é uma área nova, mas está se popularizando rapidamente.

De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), o salário inicial de um profissional é de R$ 2.500 mensais.

+ Confira também: Cursos de Pedagogia


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *