Curso de Produção Musical – Conheça a Profissão Produtor Musical

Cursos Gratuitos // Cursos de Instrumentos, Cursos Profissionalizantes // Curso de Produção Musical – Conheça a Profissão Produtor Musical



Formar profissionais para o mercado do entretenimento é o objetivo do curso de produção musical.

O técnico em produção musical pode criar trilhas sonoras para festas, filmes, peças de teatro, eventos corporativos e desfiles de moda. Pode trabalhar também em agências de propaganda, sonorizando anúncios comerciais para TV, rádio e internet (inclusive para os aplicativos desenvolvidos mais recentemente, como smartphones e tablets), e ainda com a criação de efeitos sonoros para videogames. Em outras palavras, onde há necessidade de um fundo musical, é necessária a presença de um produtor musical.

Curso de Produção Musical

produtor musical

Existem diversos cursos livres de produção musical, presenciais e virtuais. Alguns sites postam vídeos com técnicas para DJs, mas as atividades do técnico não se reduzem a isto: é preciso conhecer o hardware, os programas utilizados, teoria musical, percepção rítmica, os sintetizadores, técnicas de mixagem, masterização e finalização, além de ter boas noções de engenharia de áudio e composição.

Publicidade

Quem pretende atuar como autônomo, criando trilhas para festas e baladas, precisa ter bons conhecimentos do mercado e desenvolver seu marketing, para apresentar seus serviços aos potenciais clientes.

A maioria dos cursos de produção musical para iniciantes pesquisados oferece carga horária de 60 horas, cumpridas em um mês, mas existem cursos extensivos que podem durar todo o ano letivo, com diversas especializações disponíveis, como programação de sintetizadores e finalização das trilhas. Tudo depende da disponibilidade do interessado. No entanto, quanto mais técnicas forem dominadas, maiores as oportunidades no mercado de trabalho.

Os cursos abordam técnicas para gravações em estúdio, tanto com o uso de instrumentos e voz, quanto para a criação de músicas eletrônicas. Ao final, os alunos devem estar capacitados sobre temas como acústica, áudio digital, mixer virtual, gravação, MIDI e controle remoto, edições de loops e samples e pré-produção, além de noções de teoria musical, melodia, harmonia e ritmo.

Antes de se matricular, é preciso verificar se a escola tem boas referências e, principalmente, se oferece uma estação de trabalho para cada aluno. Em algumas escolas, os alunos se revezam para usar o equipamento, o que reduz o rendimento do aprendizado. A oferta de atividades técnicas e de produção também é um diferencial importante na escolha.

No site Audição Crítica (www.audicaocritica.com.br), que oferece diversos cursos online na área, é possível fazer o download gratuito do “Manual de Bolso de Produção Musical”, com muitas dicas para músicos, técnicos e produtores. Quem se interessa por produção musical deve conhecer o material.

Para quem atua na área, o ideal é cursar a graduação tecnológica em Produção Fonográfica, curso de nível superior oferecido por diversas instituições de ensino em quatro a seis semestres. A graduação permite um ensino mais amplo e enriquece o currículo do profissional.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...