Curso de Prevenção de Drogas – Frases, Projetos, Campanhas

O consumo de drogas é uma preocupação constante de pais e professores. Vários cursos podem qualificar educadores para lidar com o problema.

O uso de drogas legais, como o cigarro e o álcool, e ilegais, como a maconha, a cocaína e o crack, provocou oito mil mortes anuais entre 2006 e 2010. Adolescentes e jovens são os mais atingidos: problemas de relacionamento familiar, baixa autoestima, influência e pressão de amigos, falta de informação e curiosidade são os principais motivos que levam ao consumo. Educadores precisam capacitar-se para enfrentar o problema.

Nem todas as pessoas que consomem drogas tornam-se viciadas, mas o número vem aumentando a cada ano. O uso do crack, substância feita com rejeitos da produção da maconha e cocaína, é especialmente preocupante: como a sensação de euforia provocada pela substância é atingida rapidamente, mas dura poucos segundos, os usuários fumam excessivamente e a adicção pode ser adquirida em poucos dias. Para piorar a situação, o crack é muito barato.



Curso de Drogas

Curso de Prevenção de Drogas

A SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – do Ministério da Justiça oferece gratuitamente o curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas, numa parceria com o Ministério da Educação. O curso, totalmente online, é ministrado pela Universidade de Brasília (UnB) e faz parte e faz parte do Programa de Estudos e Atenção à Dependência Química da instituição.

São 180 horas/aula, divididas em cinco módulos. Os objetivos principais são trabalhar na prevenção do uso de drogas e comportamentos sociais inadequados relacionados a esta prática com os estudantes e profissionais e fornecer subsídios para implantar um programa permanente de combate às drogas na escola. A procura por vagas é muito alta e são oferecidas cerca de 70 mil vagas a cada edição do curso, certificado pela UnB. Para verificar a abertura de inscrições e o conteúdo curricular, consulte a página www.educadores.senad.gov.br.

O programa Crack: É Possível Vencer, do governo federal, capacita conselheiros municipais e líderes comunitários para atuarem na prevenção do consumo de drogas. As inscrições para o curso, também virtual, estão abertas e as aulas têm início em março de 2013. O conteúdo do curso foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a supervisão da SENAD.

São 40 mil vagas para o curso de 120 horas/aula, que devem ser cumpridas em três meses. A carga horária semanal é de 12 horas/aula. Mais informações podem obtidas no site www.conselheiros.senad.gov.br. Profissionais de educação, saúde e segurança pública, além de lideranças religiosas, podem inscrever-se. Ao final do curso, a UFSC emite certificados de extensão universitária para os participantes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *