Curso de Piloto Privado

O passo inicial para quem quer sair pelos ares é um curso de piloto privado.

Muitos desejam pilotar uma aeronave. Mas, seja para uso privado, seja para se profissionalizar, o caminho passa pelo curso de piloto privado. Tanto para aviões (de qualquer porte), como para helicópteros, é necessário assistir às aulas teóricas e práticas do curso de piloto privado. Não é um investimento barato, mas pode ser o início de uma carreira bastante rentável, ou apenas a realização de um sonho.

piloto privado



Curso de Piloto Privado

O curso tem início com uma parte teórica, geralmente com duração de quatro meses, mas algumas escolas oferecem cursos rápidos de piloto privado de seis semanas. O conteúdo curricular aborda regulamentos de tráfego aéreo, conhecimentos técnicos (motores a pistão), aerodinâmica e teoria de voo, meteorologia, navegação aérea, aviação civil, regulamentação, segurança de voo, medicina de aviação e combate ao fogo em aeronave.

Estas aulas não são obrigatórias e o candidato pode optar por estudar por conta própria, para poupar o valor do investimento (em torno de R$ 1.500,00), mas o conteúdo é bastante vasto e o auxílio dos professores é muito importante nesta etapa. Para concluir o curso com as aulas práticas, é preciso ser aprovado numa avaliação realizada por uma banca da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

A melhor opção é optar por um curso numa das diversas escolas homologadas pela ANAC. Não há pré-requisitos para o curso de piloto privado, com exceção de idade (entre 18 e 60 anos), ensino médio completo e aprovação no exame médico de segunda classe da ANAC.

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Além das aulas teóricas, o aluno deve submeter-se a um mínimo de 15 horas de instrução (voos com duplo comando), dez horas de voo solo, cinco horas de navegação solo (isto significa voos de no mínimo 270 quilômetros, com dois pousos e duas decolagens em ao menos dois aeródromos). São necessárias, ainda, 15 horas de voo em helicóptero, planador ou monomotor, que devem ser comprovadas pelo aeroclube, e duas horas de voo de cheque (avaliação de perícia, pela ANAC). O valor dos exames médicos é de cerca de R$ 1.200,00 e a hora-aula de voo, cerca de R$ 300,00 (este custo varia de região para região).

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Os candidatos aprovados são habilitados a voar em condições visuais (o voo por instrumentos, quando as condições climáticas não são favoráveis, não é permitido a pilotos privados, a menos em condições extraordinárias). Para a profissionalização, o passo seguinte é o curso de piloto comercial, que capacita os aprovados a trabalhar com aeronaves multimotoras.


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