Curso de Paisagismo – Projetos, Jardins, Fotos e Salário

Para quem quer trabalhar com Paisagismo, existem opções em cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação.

Quem gosta de plantas e flores pode unir o útil ao agradável ampliando seus conhecimentos e técnicas com um curso de Paisagismo. Pessoas de qualquer formação podem ser beneficiadas. Nos cursos livres, são apresentados os conceitos básicos da profissão, com aulas teóricas e práticas. Algumas escolas também oferecem visitas monitoradas a jardins botânicos e orquidários.

curso de paisagismo



Para os que completaram o ensino fundamental, o melhor é procurar um curso técnico, que faz parte do eixo tecnológico “Produção Industrial”. Algumas escolas exigem a conclusão do 1º ano do ensino médio. Nestes cursos, serão estudados o gerenciamento, proposta e execução de projetos paisagísticos, a orientação de programas de conservação de jardins residenciais, comerciais, públicos, etc., as técnicas de cultivo de flores e plantas ornamentais.

O técnico em Paisagismo também define estratégias para a produção, colheita e armazenagem. O curso do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo, tem uma carga horária de 800 horas. Os pré-requisitos desta instituição são idade mínima    de 16 anos e estar matriculado no 2º ano do ensino

Profissão de Paisagista

O importante é continuar se capacitando, para bem exercer a profissão de paisagista. Muitos cursos livres apresentam novas formas de manejo das plantas, irrigação, adubação, calagem (aplicação de calcário para elevar os teores de cálcio e magnésio, corrigir o pH e neutralizar o alumínio trivalente (que é tóxico para as plantas), para garantir uma produção farta e saudável.

paisagista

Quem tiver oportunidade, porém, deve continuar aprendendo nos meios acadêmicos. No Brasil, o único curso de Paisagismo em nível de bacharelado é oferecido pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São oito semestres em que os alunos aprendem História da Arte, Estética, Desenho Artístico e Anatômico, Modelo Vivo, Criação da Forma, Plástica, Teoria da Informação, Teoria da Percepção, Perspectiva e Geometria Descritiva.

No ciclo profissional deste curso de Paisagismo, são abordadas Histórias dos Jardins, Ética, Composição de Jardins e Mobiliário. Os alunos podem complementar a sua formação com Botânica Aplicada, Desenho de Botânica e Computação Gráfica.

Outras universidades também oferece o curso de Paisagismo, mas na modalidade de graduação tecnológica, em quatro semestres. Os certificados desta modalidade são válidos para dar continuidade à carreira acadêmica, prestar concursos públicos que exijam nível superior, etc.

Cursos de pós-graduação em Paisagismo, por outro lado, são oferecidos em diversas instituições de nível superior no país todo, a maior parte deles em lato sensu. A maior parte das faculdades exige a graduação em Arquitetura, mas biólogos, engenheiros florestais e agrônomos também encontram boas opções. Em geral, a carga horária é de 400 horas.

O profissional graduado em paisagismo pode das aulas no nível técnico ou seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à docência e à pesquisa.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *