Curso de Padeiro SENAI Grátis – Inscrição e Informações

Em um curso de padeiro, os alunos aprendem a fabricar e comercializar pães e outros alimentos.

Mesmo em tempos de crise, as pessoas não podem viver sem se alimentar. Por isto, mercados e panificadoras conseguem resistir quando os empregos começam a escassear. Com a economia aquecida, as coisas melhoram ainda mais: com um pouco mais de dinheiro no bolso, os brasileiros retomam hábitos esquecidos, como os lanches. Então, aumentam as vagas no mercado e quem tem um curso de padeiro garante boas chances de trabalho.

No curso de padeiro, além de pães, os alunos aprendem a produzir bolos, tortas, biscoitos, doces e salgados. Alguns cursos oferecem panificação e confeitaria, o que permite inclusive abrir um negócio próprio, com o fornecimento de doces para festas, por exemplo.



Os cursos de padeiro ensinam os principais ingredientes utilizados na panificação profissional, controles da matéria-prima, os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente de trabalho, riscos de contaminação, características de qualidade, cálculos de medidas para as receitas, métodos de conservação e armazenamento, tipos de massas, recheios e coberturas, equipamentos, além de técnicas de reciclagem, segurança no trabalho e planejamento do processo de produção.

curso de padeiro

Curso de Padeiro

Com o curso de padeiro, os alunos adquirem as habilidades necessárias para a produção em panificação, visando oferecer produtos de qualidade que satisfaçam as exigências dos mais de 40 milhões de clientes diários. Segundo a ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação –, 105 mil empresários atuam no setor, gerindo 52 mil empresas em todo o país, que faturam R$ 25 bilhões por ano. As padarias, portanto, são um dos principais segmentos industriais, empregando 580 mil pessoas (além de 1,5 milhão de empregos indiretos).

+ Leia também: Curso de Como Fazer Cupcakes Personalizados

Atualmente, a maioria das padarias não vendem apenas pães, mas cada vez mais se consolidam como fornecedoras de refeições e lanches, além de manter em estoque vários produtos relacionados à alimentação. Isto vem aumentando as oportunidades de emprego e também a abertura de pequenos negócios.

Onde Fazer um Bom Curso de Padeiro?

padeiro

No curso de padeiro, além das receitas e técnicas de preparo, são ensinados padrões e normas de segurança, prevenção de acidentes, higiene, qualidade e preservação ambiental (a sustentabilidade também está presente na indústria de panificação).

Alguns cursos oferecem também noções de empreendedorismo, para quem quer abrir seu próprio estabelecimento. São conceitos de gerenciamento, negociações com fornecedores, administração financeira e contábil e boas práticas de atendimento à clientela.

+ Você conhece: Cursos para quem recebe Bolsa Família

O curso de padeiro do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – tem duração de 160 horas. O do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –, que inclui aulas de confeitaria, de 300 horas. As duas entidades, que mantêm programas de concessão de bolsas de estudos para pessoas carentes, exigem que os candidatos tenham no mínimo 18 anos de idade e o ensino fundamental II incompleto.

Na internet, é possível encontrar diversos vídeos com o passo-a-passo das receitas de pães e bolos, para que novos padeiros possam aprimorar suas técnicas, agregando sabor aos alimentos e melhorando o seu acabamento final. Na rede mundial, também é possível encontrar cursos de padeiro gratuitos, inclusive para amadores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *