Curso de Operador de Guindaste

São muitas as atividades do dia a dia deste profissional. Veja as características do curso de guindaste.

O curso de operador de guindaste – ou curso de operador de máquinas e equipamentos de elevação – permite aos alunos desenvolverem diversas atividades, como a operação de guindastes fixos e móveis, de dragas, de monta-cargas (na construção civil), de vagonetes (em minas), de máquinas rodoferroviárias, de pórticos rolantes e de sinaleiros (pontes rolantes para o transporte de cargas em portos, pátios ou depósitos), entre outros. Os concluintes do curso também podem trabalhar como balanceiros (o responsável pela pesagem e fiscalização dos veículos nas estradas)

Profissionais com o curso de operador de guindaste podem trabalhar na construção, na indústria madeireira, de alimentos e bebidas, metalúrgica, extrativista e química, na área da construção e na montagem de equipamentos de transporte, para mover, suspender, posicionar e descarregar materiais nos locais onde eles são necessários.



Além do deslocamento de cargas, faz parte da rotina do operador de guindaste a inspeção do tipo de material a ser transportado, para identificar suas características e armazená-las de acordo com o uso e os prazos de validade. A manutenção preventiva dos equipamentos também é de responsabilidade deste profissional: verificar os níveis de óleo, água e combustível, testar o funcionamento e avaliando as estruturas de sustentação, verificando possíveis avarias.

Um operador de guindaste precisa estar qualificado para a atividade, saber trabalhar em equipe, seja concentrado e responsável e tenha habilidades motoras e sensoriais adequadas para o manuseio dos equipamentos.

operador de guindaste

Curso de Operador de Guindaste

Para se matricular em um curso de guindaste, é necessário ter concluído o ensino fundamental (mas, atualmente, os departamentos de recrutamento e seleção estão dando preferência a candidatos com o ensino médio completo; a capacitação, com cursos correlatos, aumenta as chances de colocação profissional).

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – oferece diversos cursos na área. O curso de operador de guindaste da entidade tem duração de 200 horas de aulas teóricas e práticas. Além disto, empresas de transportes e grandes companhias da construção civil mantêm cursos próprios ou convênios com boas escolas. É preciso ter mais de 18 anos para se inscrever no curso.

guindaste

No curso de guindaste, os alunos aprendem sobre a norma regulamentadora dos transportes, armazenamento, movimentação e manuseio de materiais, conceitos básicos de higiene, segurança, saúde e meio ambiente, tipos de guindastes, equipamentos de segurança operacional, tipos de acessórios, sinalização convencional e internacional, paradas de emergência, operações de carga e descarga e as principais causas de acidentes.

Na parte prática, o curso de guindaste aborda o reconhecimento das máquinas e de suas especificidades, funcionamento dos equipamentos, inspeção prévia de segurança, técnicas de segurança nas operações, manobras e empilhamento, manutenção e rotina de trabalho (inspeções diárias, check list e operação e controle em diversas atividades e situações de movimentação).

Quanto ganha um operador de guindaste?

O salário inicial para os operadores de máquinas e equipamentos de elevação é de R$ 1.500 mensais. O maior número de vagas se concentra nas regiões Sul e Sudeste, mas a implantação de novas indústrias e a inauguração de portos e refinarias no Nordeste devem garantir a abertura de novas oportunidades de emprego.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Curso de Operador de Guindaste

  1. eu queria fazer este curso mais não tenho condição para fazer porque esto desempregado ma gostaria de fazer se vcs pode me ajudar por vavor eu agradeseria muito

  2. Bom dia!Gostaria de saber se ainda há vagas para o curso de operador de guindaste, quanto custa ou se é grátis e onde fica o endereço , grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *