Curso de Montador de Móveis: Onde Trabalhar e Quanto Ganha

É útil para desenvolver as competências necessárias. Conheça as características do curso de montador de móveis.

Ser montador de móveis pode ser uma atividade bastante rentável e agradável. É um profissional muito requisitado por fabricantes e revendedores da indústria moveleira e sempre consegue arranjar alguns serviços avulsos. Mas, para fazer um curso de montador de móveis, é necessário ter algumas habilidades – ou, ao menos, forte empenho em desenvolvê-las.

Não há pré-requisitos para o curso de montador de móveis, além de habilidade manual, perfeccionismo e precisão nos detalhes. Trata-se de um curso livre, de curta duração (entre 30 e 80 horas de aula). Muitas escolas, no entanto, exigem idade mínima de 16 anos e conclusão do ciclo I do ensino fundamental.



Um montador de móveis precisa ser capaz de interpretar desenhos técnicos para mentalizar os produtos através de sua representação esquemática. Também precisa conhecer as matérias-primas empregadas na fabricação, para decidir pelo uso mais adequado dos dispositivos de montagens, ferragens, acessórios e para fazer o manuseio correto dos componentes. Além disto, bons conhecimentos de português e matemática são também imprescindíveis. É preciso estar muito bem capacitado para exercer a função.

montador de móveis

Curso de Montador de Móveis

Um curso de montador de móveis aborda diversos temas, tais como o perfil do profissional, apresentação aos clientes, um breve histórico da arte da marcenaria, matérias-primas para fabricação e montagem do mobiliário, ferramentas necessárias, tipos de móveis (planejados, seriados e modulados), manuais de montagem e práticas de montagem com móveis de cozinha, sala e quarto com divisões de gaveteiros, instalação de portas de correr, etc.

Antes de partir para as atividades práticas, é preciso aprender outras técnicas no curso de montador de móveis, como organização, limpeza e qualidade do serviço final, produtividade na montagem e entrega técnica. Os alunos precisam dominar o sistema métrico e conversões de unidades e escala para garantir a satisfação dos clientes.

O curso de montador de móveis ensina ainda a programar o processo de montagem, relacionar e providenciar as máquinas manuais e elétricas necessárias e realizar pequenos ajustes e reparos durante a instalação do mobiliário.

Alguns cursos ensinam também as técnicas de desmontagem, muito úteis para o trabalho com transportadoras e empresas de mudanças. Quem não está familiarizado com a profissão deve começar com um curso de montador de móveis básico, passar pela desmontagem e, por fim, para a instalação de mobiliário planejado sob medida para cada aposento.

curso de montador de móveis

Profissão de Montador de Móveis

O salário inicial de um montador de móveis é, em média, de dois salários mínimos. A distribuição das vagas segue o número de habitantes e o seu poder aquisitivo. Profissionais autônomos geralmente recebem mais do que os assalariados, mas é preciso calcular os custos adicionais, como transporte e compra de acessórios e ferragens.

Pesquisa do Portal do Montador indica que os ganhos começam a se tornar mais atraentes quando existe a possibilidade de horas extras, ou quando a empresa trabalha com bonificação por produtividade. Somando salários, bonificações e horas extras, as retiradas mensais podem atingir R$ 3.000.

Por se tratar de uma atividade mais delicada, a montagem de móveis planejados costuma render rendimentos mensais mais elevados.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

8 comentários em “Curso de Montador de Móveis: Onde Trabalhar e Quanto Ganha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *