Curso de Massagista: Profissão, Salário, Mercado de Trabalho

Existem vários cursos de massagista. É preciso escolher uma área de atividade, como massagem relaxante ou desportiva.

O curso de massagista capacita os alunos a aplicarem técnicas básicas, sempre atentos os preceitos de ética, higiene e postura profissional. O objetivo é proporcionar equilíbrio e bem-estar a seus clientes e, para tanto, é preciso compreender as funções e efeitos da prática.

A massagem desportiva é um bom complemento para qualquer atleta. Em geral, ela é feita com movimentos rápidos e vigorosos, para forçar o organismo a expelir líquidos, especialmente o ácido láctico que se deposita na musculatura. Com sessões contínuas, a massagem reduz a frequência de lesões e recupera mais rapidamente os músculos.



massoterapia

Curso de Massoterapia Profissional

A massoterapia é um curso técnico (de nível médio), relacionado no eixo tecnológico “Ambiente, Saúde e Segurança”. O massoterapeuta pode aplicar manobras de massoterapia ocidental, shiatsu e reflexologia podal, de acordo com as necessidades dos clientes, visando ao relacionamento de tensões e ao alívio de desconfortos físicos.

O massoterapeuta realiza a drenagem linfática, desde que haja indicação de um médico ou fisioterapeuta. Para estas atividades, ele estuda anatomia, fisiologia, patologias musculoesqueléticas, neuroanatomia, ergonomia, cinesiologia, técnicas clássicas e modernas de massoterapia, princípios de drenagem linfática e de Reflexologia. Os estudos podem ser complementados, por exemplo, em um curso de Estética e Cosmetologia (nível superior), com mensalidades em torno de R$ 700.

O mercado de trabalho para massoterapeutas é amplo: ele pode abrir seu próprio negócio, atender em domicílio ou trabalhar em salões de beleza e estética, clínicas, hospitais, casas de repouso, centros de fitness, clubes, hotéis, etc.

curso de massagem

Curso de Massagem

+ Confira também: Curso de Massagem Redutora

Todos os demais são cursos livres, sem pré-requisitos formais (apesar de algumas escolas exigirem formação superior na área de saúde para aceitar a matrícula). O curso de massagem relaxante e energética permite aos formados trabalhar principalmente nas clínicas de estética.

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece este curso, com duração de 30 horas de aulas, em diversas de suas unidades. A entidade exige idade mínima de 18 anos; os alunos devem estar cursando o 3º ano do ensino médio. O custo fica por volta de R$ 600, que podem ser parcelados em boleto bancário ou cartão de crédito.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece alguns cursos na área de estética corporal e facial: endermologia (provoca aumento da circulação e absorção, melhora a elasticidade da pele e faz pressão negativa no tecido adiposo, promovendo drenagem linfática); ultrassom (melhora a circulação promovendo o aquecimento ou o atrito com as ondas ultrassonoras); corrente russa (trabalha as fibras musculares, tonificando-as e aumentando a sustentabilidade da malha cutânea), entre outros. É preciso acompanhar o site para checar a abertura de novas turmas.

Os cursos livres de massagem apresentam as principais técnicas, posicionamento do cliente durante a sessão, benefícios, indicações e contraindicações das massagens, tipos de manobras e sua adaptação a diferentes áreas do corpo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Curso de Massagista: Profissão, Salário, Mercado de Trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *